! Ginga é o novo mascote do time olímpico brasileiro - 23/06/2015 - UOL Olimpíadas

Vídeos

Atualizada em 23.06.2015 12h35

Ginga é o novo mascote do time olímpico brasileiro

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O time olímpico brasileiro acaba de ganhar um mascote. Ele se chama Ginga e foi apresentado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) nesta terça-feira (23), durante as celebrações do Dia Olímpico, no Rio de Janeiro.

O mascote é uma onça-pintada estilizada. É verde e amarelo, lembrando as cores da bandeira nacional. Seu nome remete à música brasileira, mas também à habilidade de atletas do país.
 
Ginga passará, agora, a acompanhar atletas olímpicos nacionais em eventos esportivos. Ele, aliás, já tem viagem marcada para Toronto, no Canadá, onde 600 esportistas nacionais participarão dos Jogos Pan-Americanos. O Pan de Toronto começa no próximo dia 10 e vai até o dia 26 de julho.
 
De acordo com o COB, Ginga será o personagem-símbolo definitivo da equipe olímpica brasileira. Também representará o Time Brasil na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, e em competições posteriores. 
 
O mascote vem sendo desenvolvido há um ano pelo COB  e a empresa brasileira Oca Filmes. O resultado agradou a todos no comitê, segundo o superintendente esportivo do órgão, Marcus Vinicius Freire. 
 
Além do Time Brasil, a Olimpíada de 2016 tem seus próprios mascotes. Os personagens do Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio chamam-se Tom e Vinicius e foram apresentados no final do ano passado.
 
Dilma comparece
 
A celebração do Dia Olímpico no Rio e o lançamento do mascote do Time Brasil contaram com presença de autoridades, incluindo a presidente Dilma Rousseff. O governador Luiz Fernando Pezão, o prefeito Eduardo Paes, o ministro George Hilton (Esporte) e Carlos Nuzman (presidente do COB e do Comitê Rio-2016) também estiveram no evento.
 
Dilma chegou ao Parque Aquático Maria Lenk, local do evento, por volta das 10h. Às 11h15, apareceu na festa, tirou foto com crianças, cumprimentou atletas e assistiu a apresentações de saltos ornamentais e nado sincronizado.
 
Despedida para o Pan-2015
 
O evento desta terça-feira marcou também a despedida da delegação de atletas brasileiros que representará o país no Pan-2015. Marcus Vinicius Freire, do COB, afirmou que, na sexta-feira, os esportistas rumam para Toronto para finalizar sua preparação para os jogos continentais.
 
No Pan, a delegação brasileira terá 600 atletas. Essa será a maior equipe brasileira já enviada para um evento internacional.
 
A expectativa do COB é que o Brasil conquiste até cem medalhas no Pan. Assim, o país terminaria entre os três países com maior número de medalhas do evento.
 
A presidente Dilma desejou sorte aos atletas. Em discurso, destacou que as conquistas deles aumentam a estima da população. "Na bagagem de vocês [atletas], vai a torcida verde e amarela, que sempre que vocês competem está junto", afirmou. "Suas glórias estimulam nossa estima." 
 

Topo