Atualizada em 24.06.2015 08h23
Dilma põe dona do Magazine Luiza em cargo-chave da Olimpíada
Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza, é a nova presidente do Conselho Público Olímpico. A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (23) a saída de Henrique Meirelles do comando do mais alto conselho decisório sobre a organização dos Jogos de 2016 e colocou a empresária no posto.
O Conselho Público Olímpico reúne autoridades federais, estaduais e municipais envolvidas com os Jogos Rio-2016. É o órgão quem aprova a lista de obras que serão executadas por causa da Olimpíada e decide, em caso de dúvidas, quem é o responsável cada projeto.
Meirelles, que já foi presidente do Banco Central, presidia o conselho desde sua criação, em 2011. Contudo, segundo pessoas envolvidas na organização dos Jogos Olímpicos, nunca teve grande participação em discussões sobre o megaevento esportivo.
Luiza, pelo contrário, é tida como uma das pessoas que mais conhece o projeto olímpico do Brasil. Desde 2012, ela é membro do Conselho Diretor do Comitê Organizador Rio-2016. Quem participa dessas reuniões relata que ela é muito participativa e questionadora.
Luiza também é muito próxima a presidente Dilma Rousseff. Foi descrita pela presidente nesta terça-feira como uma pessoa “batalhadora, empreendedora e de altíssima capacidade”.
No primeiro mandato da presidente, Luiza chegou a ser cotada para o cargo de ministra. Não assumiu nenhum cargo no governo, mas seguiu como conselheira informal de Dilma.
Membros do Comitê Rio-2016, aliás, dizem que Luiza é a “linha direta de Dilma” na organização da Olimpíada. Por isso, eles apostam que o Conselho Público Olímpico passará a ter grande importância na reta final da preparação do Brasil para os Jogos de 2016.
Segundo Dilma, Meirelles pediu para deixar o conselho por causa de suas atividades profissionais.