Promessa brasileira do tiro com arco conquista título do Mundial Júnior
Do UOL, em São PauloO arqueiro brasileiro Marcus Vinícus D'Almeida mostrou mais uma vez por que poderá brilhar na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016. Neste domingo, o jovem de 17 anos ficou com o título do Campeonato Mundial Júnior disputado em Yankton, nos Estados Unidos.
Na final da categoria cadete (até 17 anos), Marcus Vinícius superou o holandês Jan van Tongeren por 6 a 2. A medalha de bronze ficou com o sul-coreano Seungjun Lee.
No caminho para a medalha de ouro, teve de vencer cinco confrontos. Na estreia, passou por Ziga Ravnikar (ESL). Depois deixou pelo caminho os americanos Geunwoo Kim e Ryan Oliver. Na semifinal, derrotou Seungjun Lee.
A performance do brasileiro neste campeonato e em competições recentes fez até a organização colocar em seu perfil no Twitter o questionamento se Marcus Vinícius é o melhor cadete de todos os tempos no tiro com arco.
O resultado deste domingo enriquece ainda mais o currículo do brasileiro, que já tem uma medalha de prata na Olimpíada da Juventude de Nanquim (CHN), em 2014, e a prata na etapa de Lausanne da Copa do Mundo Adulta.
"Desde que comecei no tiro com arco, eu passei por muitas, muitas muitas coias. Mas agora estou honrando a bandeira do Brasil, colocando-a no lugar mais alto do mundo", afirmou.
No sábado, Marcus Vinícius já havia ajudado a equipe brasileira na conquista da medalha de bronze por equipes. Ele atuou ao lado de Jhonata Reis e Marcelo Costa Filho.
Oitavo colocado do ranking mundial, Marcus Vinícius terá como sua próxima grande competição os Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN), que começam no dia 10 de julho. Seu torneio mais importante em 2015 será o Mundial da Dinamarca, entre 26 de julho e 2 de agosto.
A medalha de ouro no Mundial Junior dá moral para o brasileiro após um início ruim de temporada. Em duas etapas da Copa do Mundo que disputou nesta temporada, em Xangai-CHN e Antalya-TUR, não conseguiu se colocar entre os 64 primeiros.
"Marcus passou por muitos problemas no começo do ano e muitas pessoas deixaram de acreditar nele. Depois destas duas primeiras etapas, ele voltou a usar o equipamento antigo. Bem em tempo", afirmou o técnico Evandro de Azevedo.