Vídeos

Futebol americano, dança, frisbee... 26 esportes se candidatam à Olimpíada

Do UOL, em São Paulo

Um total de 26 esportes apresentaram candidatura para participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. A lista de pretendentes possui modalidades como futebol americano, beisebol e caratê, mas também conta com esportes mais inusitados como boliche sobre a grama, dança de salão e até ‘cabo de guerra’.

“Estudaremos as candidaturas e elegeremos em função da popularidade dos esportes, sua prática pelos jovens e seu potencial para promover o espírito olímpico”, afirmou o presidente do comitê organizador e ex-primeiro ministro japonês Yoshiro Mori.

Algumas das federações interessadas já participaram de edições anteriores dos Jogos, casos de softbol, beisebol, polo e o cabo de guerra.

Já outras, como squash, xadrez, patinação artística, bilhar, wakeboard e surfe, mantém há tempos aspirações olímpicas e mais uma vez tentam fazer parte do programa dos Jogos.

A lista também conta com alguns esportes extremamente populares no Japão, como caratê e sumô. O comitê organizador, porém, afirma que elegerá esportes que sejam bastante praticados em nível internacional, e não apenas no país-sede.

Dentre os critérios que serão levados em conta estão o número de atletas federados em todo o mundo, a idade das federações, seu volume de ingressos vendidos para as disputas e o valor dos direitos televisivos.

Também levam vantagem as modalidades que não requerem a construção de instalações esportivas adicionais, já que o comitê organizador manifestou interesse em reduzir o custo dos Jogos.

O processo de candidatura foi aberto no dia 11 de maio. A escolha das modalidades será divulgada em 30 de setembro e será submetida à aprovação do Comitê Olímpico Internacional (COI). A decisão final será tomada no congresso geral da entidade que ocorrerá no Rio de Janeiro, às vésperas dos Jogos de 2016.

Veja a lista completa das modalidades candidatas às Olimpíadas de 2020:

1- Esportes aéreos
2- Futebol americano
3- Beisebol e softbol
4- Bilhar
5- Boliche sobre a grama
6- Boliche
7- Bridge
8- Xadrez
9- Dança esportiva
10- Floorball
11- Frisbee
12- Caratê
13- Corfebol
14- Netball
15- Orientação
16- Polo
17- Raquetbol
18- Patinação
19- Escalada
20- Squash
21- Sumô
22- Surfe
23- Cabo de guerra
24- Mergulho
25- Esqui náutico e wakeboard
26- Wushu

Topo