Vídeos

Ele pediu 15 ingressos para o Rio-2016 e não conseguiu nenhum

Arquivo Pessoal
Davis Tenório mostra e-mail do Rio 2016: empresário pediu 15 ingressos para o Rio 2016, mas não foi sorteado para receber nenhum imagem: Arquivo Pessoal

Bruno Doro

Do UOL, em São Paulo

Davis Tenório se considerava um cara de sorte quando o assunto é ingresso. Na Copa do Mundo de 2014, por exemplo, ele entrou no sorteio para assistir a oito jogos do torneio com a família. Conseguiu todos. Com o mesmo otimismo, se inscreveu no processo de venda de ingressos para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no ano que vem.

O resultado, porém, foi muito diferente. Dessa vez, ele não conseguiu nenhum ingresso sequer. O e-mail com a notícia veio às 11h30, uma hora e meia depois que o Rio 2016 começou a comunicar aos candidatos quem tinha conseguido uma entrada para o evento. “É um processo frustrante. Passar todo esse tempo esperando para saber o que você conseguiu e, quando chega o dia, não ter nenhum ingresso. Foi bem diferente da Copa, em que consegui ver tudo o que queria”, diz o empresário do setor de marketing.

Os eventos escolhidos por Davis, porém, eram os mais concorridos: ele pediu entradas, para toda a família, para as cerimônias de abertura e encerramento, para as competições de ginástica artística e atletismo, além de jogos de vôlei, 15 eventos no total. “Fui para Londres, em 2012, e pude sentir o clima de confraternização de uma Olimpíada. É ainda maior do que na Copa do Mundo. Você conhece gente do mundo inteiro. Espero que, com esse depoimento, o pessoal do Rio 2016 se sensibilize”, diverte-se.

Arquivo Pessoal
Davis Tenório com os oito ingressos para a Copa do Mundo de 2014: para os Jogos Olímpicos de 2016, não conseguiu nenhum. Até agora imagem: Arquivo Pessoal

Chance para ir aos Jogos de 2016 ele ainda tem. Segundo o comitê organizador, 2,9 milhões de ingressos ainda serão alocados para os interessados. Como Davis, muita gente se inscreveu no sistema de ingressos e acabou de mão vazia: das 5,2 milhões de requisições, 34,5% não foram atendidas. O novo, em julho, dará preferência justamente para essas pessoas que não foram contempladas nessa primeira fase. Para isso, porém, os interessados devem voltar a sua conta no site de ingressos do Rio 2016 e fazer o processo de seleção dos eventos novamente.

“Para ter uma distribuição mais justa, programamos essa venda em etapas. Dos 4,5 milhões de ingressos disponibilizados, alocamos 1,6 milhão agora. Essa diferença será disponibilizada no segundo lote, em que todos são, novamente, elegíveis. Mas, desta vez, quem não ganhou nada na primeira fase será priorizado. Depois, só aqueles que ganharam ingresso para um evento, então dois, três e assim sucessivamente”, explica Donovan Ferreti, diretor de ingressos do Rio 2016.

É nesse novo sorteio que apostam algumas pessoas que acabaram frustradas por essa primeira distribuição. O fisioterapeuta Gabriel de Rose é um deles. Ele conseguiu entradas para as duas semifinais do basquete feminino. “Eu estou bastante feliz porque fui sorteado, mas, se pudesse escolher, gostaria de ter pego, também, alguma coisa do basquete masculino”, diz. 

Gabriel de Rose

  • Meu irmão conseguiu ingressos para os mesmos jogos e meu pai, para a final feminina. Então, vamos em família para o Rio

    Gabriel de Rose, fisioterapeuta

O analista de marketing Renan Ronchi teve mais sorte. Conseguiu ingressos para quatro jogos da primeira fase, para duas partidas das quartas de final e para as semifinais, tudo do basquete masculino. “Mas não consegui para o jogo que mais queria, a final. Vou continuar tentando nessa segunda fase. Como as pessoas ainda tem de confirmar pagamento, aposto que muita gente vai desistir dos eventos. Então, nesse segundo sorteio, acho que ainda posso conseguir”, aposta.

Essa chance, porém, não é tão alta. Segundo o Rio 2016, existe, sim, chance de devolução. Mas o número de pessoas que desistem da compra costuma ser pequeno. “As pessoas têm até o fim do mês para confirmar o pagamento. Mas não esperamos muitas devoluções. O número que trabalhamos, baseado no que ocorreu nas Olimpíadas passadas, é de apenas 5%”, avisa o diretor de ingressos do Comitê Organizador.

Outra opção é esperar até a venda aberta online, em outubro, quando o Rio 2016 vai lançar um sistema de devolução de ingressos. “É uma novidade que estamos adotando. Quem, por algum motivo, quiser devolver os ingressos, poderá fazer isso. A pessoa entra no nosso sistema, avisa que desistiu do evento. Quando esses ingressos forem vendidos, devolvemos 100% do dinheiro”, fala Donovan Ferreti.

Essa é uma notícia boa para quem optou por pedir ingressos para o máximo de eventos possível e acabou com um pepino nas mãos. Diversas pessoas foram à página do Rio 2016 no Facebook para reclamar que conseguiram ingressos para eventos diferentes, mas no mesmo horário. “Eu consigo devolver as entradas que não vou usar? Ou tenho de desistir da compra inteira?”, perguntava uma internauta. Segundo o Rio 2016, essas pessoas devem aceitar a compra total e, então, colocar os ingressos que não usarão no sistema de revenda.

Outras reclamações envolveram o e-mail de notificação sobre o sorteio. Todas as pessoas ouvidas pela reportagem que receberam a comunicação disseram que a mensagem chegou depois das 11h da manhã, uma hora após o início do processo divulgado pelo Rio de Janeiro. Alguns dos ouvidos pelo UOL, inclusive, nem mesmo receberam essa mensagem. “Muita gente ficou ansiosa porque não recebeu o e-mail às 10h. Mas nossa base de cadastrados era muito grande. As mensagens terminaram de sair dos nossos servidores às 11h, Mas muita gente recebeu a comunicação mais cedo”.

Com e-mail ou não, a recomendação do Rio 2016 é que todos que se inscreveram no processo de compra de ingressos acessem o site dos Jogos (www.rio2016.com/ingressos) e confiram se foram sorteados ou não. E cuidado com os aproveitadores: o Comitê Organizador não vai ligar para nenhum candidato oferecendo ingressos, muito menos mandará mensagens com links para o pagamento direto.

Topo