Vídeos

Não conseguiu ingresso da Rio-2016? Confira novas oportunidades de compra

Vinicius Konchinski/UOL
Venda de ingressos da Olimpíada prevê novas chances de compra imagem: Vinicius Konchinski/UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio-2016 divulgou nesta terça-feira (9) o resultado do primeiro sorteio de ingressos para o evento. Torcedores que solicitaram um bilhete na primeira etapa de venda receberam nesta manhã um e-mail informando quais tíquetes foram efetivamente reservados a eles.

A grandíssima maioria dos ingressos da Olimpíada de 2016, entretanto, ainda não tem dono. Isso significa que haverá ainda boas oportunidades para aquisição de bilhetes para quem não foi contemplado no primeiro sorteio dos tíquetes ou mesmo para quem sequer fez um pedido na fase inicial de comercialização.

Segundo o próprio Comitê Rio-2016, cerca de 7,5 milhões de ingressos da Olimpíada de 2016 serão postos à venda até o início do evento. Desse total, só 1,5 milhões de bilhetes já foram efetivamente reservados. Ou seja, ainda sobram 6 milhões de tíquetes para serem comercializados até agosto de 2016, quando começam os Jogos Olímpicos.

Parte desses ingressos 6 milhões de ingressos ainda será posto à venda o mês que vem. No dia 1º de julho, o Comitê Rio-2016 abre uma nova fase para pedidos de bilhetes via internet. Essa etapa será similar à encerrada nesta terça, com a divulgação do resultado do primeiro sorteio de tíquetes. O sorteio dos bilhetes acontecerá em agosto. É importante ressaltar, contudo, que só quem pediu ingresso na primeira etapa de venda poderá solicitar bilhetes no mês que vem.

Quem já conseguiu um ingresso na primeira etapa de venda, mas deseja adquirir ainda mais bilhetes também poderá refazer sua solicitação de entradas. É possível até que ingressos para sessões com atualmente esgotados surjam nesta fase de comercialização. Isso aconteceria caso bilhetes reservados não sejam pagos pelos torcedores e, assim, voltem a ser postos à venda.

Já em outubro deve ser a aberta uma nova chance para venda dos bilhetes. Nela, até torcedores que ainda não pediram bilhetes poderão comprar entradas. Nesta fase de comercialização, aliás, o sistema de vendas mudará: a comercialização será online e por ordem de pedido; ou seja, quem solicitar a entrada primeiro leva. Não haverá previsão de sorteio para definir quem fica com os ingressos.

Em maio de 2016, as bilheterias da Rio-2016 serão abertas. Bilhetes que sobrarem até lá passarão a ser vendidos também em guichês abertos no Rio e cidades-sede do torneio de futebol (São Paulo, Salvador, Brasília, Belo Horizonte e Manaus).

Foi sorteado? Saiba o que fazer

Já se você pediu ingresso e foi contemplado pelo sorteio realizado pela Rio-2016, fique atento: sua compra ainda não está confirmada. Para adquirir efetivamente o bilhete olímpico, é preciso entrar no site do Comitê Rio-2016 (www.rio2016.com/ingressos) e realizar o pagamento dos tíquetes.

O prazo para pagamento é de uma semana para quem usou o cartão virtual é de uma semana. Já quem informou optou pagar com cartão de crédito poderá pagar os bilhetes até o dia 26. É possível mudar a forma de pagamento dos bilhetes.

É possível também desistir da compra. Neste caso, o torcedor também deve entrar no site do Rio-2016 e informar sua decisão. Vale lembrar que não será possível cancelar parcialmente o pedido --o cliente paga por todos os ingressos reservados a ele ou não compra nenhum deles e espera por novas oportunidades.

O Comitê Rio-2016 pôs à venda 5,2 milhões de ingressos olímpicos na primeira fase de comercialização. Pouco mais de 1,5 milhão foram distribuídas nessa fase, e 121 sessões (de um total de 694) já estão esgotadas.

A lista de eventos esgotados inclui as cerimônias (abertura e encerramento), hipismo (saltos), tênis (17 sessões, incluindo as finais), futebol (decisão no Maracanã, quartas de final em São Paulo e primeira fase em São Paulo), triatlo (masculino e feminino), vôlei de quadra (finais) e dez sessões de natação, por exemplo. Todas as modalidades têm ao menos um evento que já está lotado.

O valor médio dos pedidos foi R$ 1.341, e houve um total de 5,2 milhões de solicitações. 51,49% das pessoas foram contempladas parcialmente, e 14,23% foram conseguiram tudo que haviam pedido.

Topo