Vídeos

Remoção em bairro vizinho a Parque Olímpico gera confronto

Do UOL, no Rio de Janeiro

Terminou em confusão e confronto a tentativa de demolição de duas casas da Vila Autódromo, bairro vizinho ao Parque Olímpico da Rio-2016. Moradores do local reclamaram que uma família está sendo removida do bairro sem os devidos esclarecimentos. Tentam impedir as demolições e acabaram entrando em confronto com guardas municipais. Moradores e guardas ficaram feridos.

Moradores da Vila Autódromo organizam-se há anos contra a remoção do bairro. Segundo o prefeito Eduardo Paes, a derrubada de parte das casas do bairro é necessária para obras viárias para a Olimpíada de 2016.

As demolições na Vila Autódromo estão em curso há cerca de um ano. Nesta quarta-feira, segundo os moradores da Vila Autódromo, a remoção foi baseada num decreto de desapropriação assinado pelo prefeito em março.

Os moradores dizem que esse decreto “desconsidera os títulos de concessão real de uso dos moradores, entregue pelo Estado há vinte anos, e a declaração de Área de Especial Interesse Social com relação à comunidade”. Eles dizem também que Paes “desconsidera o projeto de urbanização proposto pelos moradores, que viabilizaria a permanência da Vila Autódromo e deixaria um verdadeiro legado social para a área, além de ser bem menos custoso ao município.”

A prefeitura foi procurada pelo UOL Esporte. Pronunciou, por meio da Seop (Secretaria da Ordem Pública), em uma nota. Lei abaixo:

A Seop deu apoio à decisão judicial de imissão de posse favorável à Prefeitura, através da Procuradoria, que previa demolição de duas casas na Vila Autódromo situadas à rua Francisco Landy 39 e rua Beira Rio 4. A operação começou pela manhã (9h), na presença de um oficial de justiça. Estavam no local agentes da Seop, da GM-Rio, Comlurb, Light, Cedae e Polícia Militar.

No momento em que o oficial de Justiça autorizou a demolição, moradores começaram a lançar pedras, paus e tijolos contra os servidores. A Guarda Municipal atuou para dispersar o tumulto e proteger os trabalhadores da Prefeitura. Quatro guardas ficaram feridos

Topo