Vídeos

Com fogos e samba, Rio-2016 inaugura monumento doado pela Inglaterra

Guilherme Costa/UOL
Estrutura tem quatro toneladas, 25 metros de comprimento e 12 metros de altura imagem: Guilherme Costa/UOL

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

O maior símbolo dos Jogos Olímpicos de 2016 é, na verdade, oriundo da Inglaterra. Doada pelos britânicos e transportada pela Marinha, uma estrutura de quatro toneladas, 25 metros de comprimento e 12 metros de altura com formato dos aros olímpicos foi inaugurada nesta quarta-feira (20) em Madureira, no subúrbio do Rio de Janeiro, em evento com samba e queima de fogos. 

Os aros foram instalados no Parque Madureira, que foi inaugurado em 2012 e é tratado com extremo cuidado pela prefeitura do Rio de Janeiro. "Se essa cidade fosse um corpo humano, aqui seria o coração", disse Eduardo Paes, prefeito da cidade, no evento desta quarta-feira. 

Construída para os Jogos Olímpicos de Londres-2012, a obra foi doada pelos ingleses. Os custos de produção e transporte não foram revelados, e essa é a primeira doação do tipo. 

O evento de inauguração teve música (bossa nova e samba, na maior parte do tempo), queima de fogos e o hino nacional tocado por uma banda da Marinha. Depois, Paes e Nawal el Moutawakel, presidente da comissão de coordenação do COI (Comitê Olímpico Internacional) para a Rio-2016, falaram brevemente. 

Nesse momento, Paes teve de servir como intérprete para a representante do COI, que falou em inglês. Outras autoridades, como Carlos Arthur Nuzman (presidente do COB e do Comitê Organizador da Rio-2016) só assistiram à queima de fogos.?

Topo