Rose Vilela: Toda mãe de atleta é uma campeã

Rose Vilela*
Especial para o UOL
Flavio Pefrez/Onboard Sports
Rose Vilela, mãe de Thiago Pereira

Vai Thiago!, Vai meu filho... Vocês certamente já ouviram ou leram sobre esses gritos na beira da piscina ou em uma reportagem do UOL e da televisão. Esses gritos carregam uma história por trás! Foram muitos treinos, horas sem dormir, muitas orações, cobranças nos estudos e muito amor. Desde pequeno, o Thiago Pereira ouve meus berros das arquibancadas e a maior parte do público desde o Pan de 2007. Não me arrependo de nada e faria (e faço) tudo outra vez!

Nós, mães de atletas, somos guerreiras, pois trocamos o nosso bem-estar pela vitória dos nossos filhos. Somos as primeiras psicólogas, treinadoras e patrocinadoras. As primeiras a chegar e as últimas a sair! Apoio nas derrotas e freio quando tudo dá certo. Sofremos demais quando eles crescem e decidem sair de casa.

Esse momento foi o mais difícil, sem dúvida. Aos 16 anos, o Thiago Pereira fez sua escolha de deixar Volta Redonda e nadar pelo Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. Os 450 quilômetros de estrada entre as cidades eram menores do que minha saudade, mas era preciso mudar para ganhar o mundo.

Na minha bagagem de torcedora, nunca um cronômetro, muito menos uma tabela de índice, apenas lanches, o grito na garganta ,e um "colinho" quando os resultados não atendiam as expectativas DELE, pois pra mim já era um orgulho enorme de estar competindo.

Hoje, cidadão do mundo, o meu grito solitário ganhou um coro nacional, as arquibancadas e títulos são cada vez maiores, mas seu coração e caráter cresceram da mesma forma. Das arquibancadas da vida e de toda a eternidade ele sempre ouvirá: VAI THIAGO!!!!!!!!! VAI MEU FILHO!!!!!!!!!!!!!

Rose Vilela é mãe de Thiago Pereira, nadador do Minas Tênis Clube, dono de 18 medalhas em Jogos Pan-Americanos, sendo 12 de ouro, e campeão mundial em piscina curta