Vídeos

Prata em 2012 vence Ricardo/Emanuel em último torneio pré-corrida olímpica

Karla Torralba*

Do UOL, em Maceió

Os melhores atletas brasileiros do vôlei de praia, favoritos a conquistarem vaga na Olimpíada de 2016, disputaram neste final de semana o seu último torneio antes do início da chamada corrida olímpica, o Super Praia, em Maceió. Nas finais, sete medalhas olímpicas deram um peso ainda mais especial à competição. Os donos da medalha de ouro dos Jogos de Atenas, Ricardo e Emanuel foram derrotados pela dupla formada por Alison, prata em Londres, e Bruno Schmidt. Entre as mulheres, Ágatha e Bárbara Seixas foram as campeãs.

O Super Praia é disputado pelas oito melhores duplas do Brasil e é conhecido como o último grande teste para o Circuito Mundial de vôlei de praia, que tem um sabor especial para os brasileiros em 2015. É esse circuito que vai definir as quatro duplas que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Os jogos dos tops

As finais deste domingo (03) mostraram um pouco para a torcida que o Brasil terá duplas muito fortes na Rio-2016 no vôlei de praia, modalidade que costuma trazer medalhas para o país.

Ricardo e Emanuel contra Alison e Bruno Schmidt três medalhistas olímpicos na areia para disputar quem fecharia a última disputa antes do Circuito Mundial com vitória. Quem se deu melhor foi Alison, que voltou após seis meses lesionado e, ao lado de Bruno Schmidt, venceu por 2 sets a 1 (14/21, 21/16 e 15/11). A dupla se consagrou bi-campeã do Super Praia.

"Ricardo e Emanuel são referências no vôlei, por tudo que fizeram no vôlei, diferenciados. Essa vitória dá confiança para começar o Circuito Mundial", analisou Bruno depois da conquista.

Na final das mulheres, de um lado, a dupla formada pela medalhista de bronze nos Jogos de Londres, Larissa, que voltou ao vôlei de praia no segundo semestre de 2014 e já faturou o Circuito Brasileiro.

Apesar do título no circuito nacional, Larissa e Talita acabaram levando a virada na final e foram derrotadas por Ágatha e Bárbara Seixas por 2 sets a 1 (17/21, 21/19 e 15/9).

Ágatha e Bárbara estão juntas há quase quatro anos e vêm em uma crescente na areia, ficaram em terceiro no Circuito Brasileiro 2014/2015 e agora disputarão uma das vagas do Brasil para 2016. “É só alegria. Foi muito cansativo. A Larissa e a Talita já conseguiram bastante em pouco tempo de parceria e ver times fortes assim só faz a gente querer crescer mais. Viemos crescendo, o foco é sempre em vencer e acreditamos no nosso trabalho. Agora é pensar no Mundial, na corrida olímpica. Acredito que as quatro primeiras brasileiras do ranking são as mais fortes para conquistar essa vaga”, comentou Bárbara logo depois da vitória.

A primeira etapa do Circuito Mundial que contará pontos para os brasileiros na busca pela vaga olímpica acontece entre 26 e 31 de maio, em Moscou.

Torcida

Disputado em uma arena montada na praia de Pajuçara, em Maceió, o Super Praia teve sua lotação completa, 1100 pessoas no total, no final de semana de torneio. Durante toda a competição, animadores de torcida interagiam a todo tempo com o público, deixando quem foi conferir o duelo ainda mais animado com o esporte. 

*A repórter Karla Torralba viaja a convite da CBV

Topo