Vídeos

Brasil pode voltar a ter laboratório para teste de doping em duas semanas

Gabriel Heusi/Portal Brasil 2016
Novo Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem, que deve ser recredenciado em maio pela Wada imagem: Gabriel Heusi/Portal Brasil 2016

Bruno Doro

Do UOL, em São Paulo

O Brasil vai receber os Jogos Olímpicos em 2016. Mas, desde 2012, quando o laboratório Ladetec, do Rio de Janeiro, foi descredenciado pela Agência Mundial Antidoping (WADA), o controle de dopagem do esporte nacional não é feito por aqui. Esse cenário, porém, pode mudar em duas semanas.

Segundo o secretário-executivo do Ministério do Esporte, o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), que substituiu o Ladetec, está no processo final de recredenciamento. “Já passamos pelas etapas prévias da acreditação. Já temos a autorização para os exames de sangue e todas as auditorias foram realizadas. Nós estamos esperando o dia 13 de maio para receber a confirmação do recredenciamento total”, explicou.

Há dois anos, o laboratório brasileiro perdeu o selo da Wada, após problemas com resultados de exames. Desde então, começou uma reformulação total, começando pelo nome. Ladetec era, na verdade, o nome da área de inovações tecnológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro: Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico.

Gabriel Heusi/Portal Brasil 2016
Novos equipamentos do LBCD foram comprados pelo Ministério do Esporte. Investimento foi de R$ 30 milhões imagem: Gabriel Heusi/Portal Brasil 2016

O novo LBCD segue ligado ao Ladetec e dentro da UFRJ. A reforma, que envolveu a construção de um novo prédio no campus da universidade na Ilha do Governador e a aquisição de novos equipamentos, foi toda custeada pelo Ministério do Esporte – o investimento do governo federal gira em torno de R$ 140 milhões. O laboratório reformado já está em funcionamento, realizando os exames necessários para o processo de credenciamento. “O indicativo que temos dos técnicos da Wada é favorável”, completou Leiser.

A entidade internacional, em contato por e-mail com a reportagem do UOL Esporte, confirmou que o processo de recredenciamento evoluiu. “Estamos confiantes que o processo será concluído para os Jogos”, disse a Wada, em nota.

Topo