Vídeos

Tops do vôlei de praia do Brasil têm último duelo antes de corrida olímpica

Divulgação
Vista aérea da arena montada em Maceió para o Super Praia imagem: Divulgação

Karla Torralba

Do UOL, em Maceió

As melhores duplas do vôlei de praia brasileiro farão a partir desta sexta-feira (01), em Maceió (AL), a sua última competição antes de iniciar a chamada corrida olímpica, quando os times disputarão o Circuito Mundial para ganharem pontos e assim tentarem representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016. Antes da disputa mundial começar, os atletas duelarão no Super Praia.

A competição reúne as oito melhores duplas do Brasil no masculino e no feminino da temporada 2014/2015 do Circuito Nacional. Será um teste de forças para sentir quem já inicia a corrida pela vaga olímpica melhor, principalmente, fisicamente.

Depois do Super Praia, as duplas do Brasil começarão a disputar quem representará o Brasil no Rio de Janeiro através do Circuito Mundial formado por nove Opens, cinco Grand Slams, quatro “Major Series”, o World Tour Finals e o Campeonato Mundial. 

Como o Brasil já tem quatro vagas garantidas para a Rio-2016 – duas masculinas e duas femininas - a Confederação Brasileira de Vôlei estabeleceu que computará os pontos das duplas na disputa das vagas olímpicas apenas através dos Grand Slams (cinco ao todo) e dos Major Series (quatro). As duplas poderão descartas seus dois piores resultados nessa contagem. Os melhores no ranking brasileiro estão garantidos nos Jogos do Rio.  

Alison, prata nos Jogos Olímpicos de Londres (2012) ao lado de Emanuel e que venceu o Super Praia de 2014 com Bruno Schmidt, conta que o torneio é um desafio especial na disputa pela vaga na Olimpíada. “É diferente. Aqui estão os oito melhores do Brasil. Cada time tem o seu diferencial e tudo pode acontecer. Nesta sexta, o meu primeiro jogo é contra o Ricardo e Emanuel (campeões do Circuito Nacional 2014/2015). É uma boa preparação para o Circuito Mundial e para quem quer jogar uma Olimpíada em casa”, explicou o jogador.

O primeiro Grand Slam do ano do Circuito Mundial acontece dos dias 26 a 31 de maio, em Moscou, na Rússia. 

O diretor de vôlei de praia da CBV, Fulvio Danilas, ressaltou que o Super Praia serve também para as duplas acertarem os últimos detalhes para o Mundial. “O SuperPraia servirá como análise para que os atletas possam observar quais pontos devem ser ajustados para o Circuito Mundial. É uma excelente oportunidade de enfrentar equipes de alto nível, e os times terão um mês até o primeiro Grand Slam para que possam afinar detalhes. Mas principalmente é uma competição para reunir as melhores duplas”.

O torneio é importante também para ganhar a torcida pouco tempo antes da Rio-2016. “Daqui a três semanas estamos viajando com os times para o Circuito Mundial, que é onde as duplas realmente se classificam para a Olimpíada. Todos os times querem ganhar esse torneio e é uma chance de ganhar a torcida”, completou Alisson.

O torneio masculino do Super Praia será encabeçado por Ricardo e Emanuel, líderes do ranking brasileiro. Na sequência estão Evandro e Pedro Solberg; Álvaro Filho e Vitor Felipe; Bruno e Hevaldo; Guto e Allison; Luciano e Léo Vieira; Alison e Bruno Schmidt; e Márcio Araújo e Saymon.
Entre as mulheres, Larissa e Talita são as líderes seguidas por Maria Clara e Carol; Ágatha e Bárbara Seixas; Juliana e Maria Elisa; Josi e Elize Maia; Taiana e Fernanda Berti; Carolina Horta e Duda; e Val e Ângela.

*A repórter Karla Torralba viaja a convite da CBV

Topo