Vídeos

Tocha paraolímpica passará por cinco cidades brasileiras antes da Rio-2016

Xinhua/Tatyana Kravchenco/ITAR-TASS/ZUMAPRESS

Guilherme Costa e Vinicius Konchinski*

Do UOL, no Rio de Janeiro

Faltando exatamente 499 dias para o início da Paraolimpíada de 2016, o Comitê Organizador dos Jogos do Rio de Janeiro divulgou as primeiras informações sobre o revezamento da tocha paraolímpica. Seis chamas diferentes passarão por sete cidades, seis delas no Brasil --os municípios do trajeto não foram revelados.

O presidente do CPB (Comitê Paraolímpico Brasileiro), Andrew Parsons, disse nesta segunda-feira (27) que a primeira das chamas será acessa sete dias antes da Paraolimpíada, que começa no dia 7 de setembro de 2016. Depois, outras chamas serão acesas em diferentes regiões do Brasil (Sul, Sudeste, Centro Oeste, Nordeste e Norte). Todas essas chamas juntar-se-ão no Rio de Janeiro, no dia 6 de setembro, um dia antes da Paraolimpíada.

No Rio, as chamas serão carregadas por dois dias (6 e 7 de setembro). Na noite do dia 7, elas serão usadas para acender a pira paraolímpica na cerimônia de abertura da Paraolimpíada.

Parsons, que também é membro do Comitê Organizador Rio-2016 e vice-presidente do Comitê Paraolímpico Internacional, afirmou ainda que uma chama será acesa cidade inglesa de Stoke Mandeville. O local é considerado o berço da Paraolimpíada, assim como Olímpia é vista para os Jogos Olímpicos.

Parsons também disse que pessoas de todo o mundo serão convidados a "enviar" sua chama para acender a tocha paraolímpica. Ele não deu detalhes sobre como isso vai funcionar, mas disse que a participação poderá ser até "virtualmente". "As pessoas poerão participar de forma digital", adiantou.

Ao todo, cerca de 500 pessoas vão participar do revezamento da tocha, carregando-a fisicamente pelas cidades por onde ela passará. Todos serão selecionados pelo Comitê Rio-2016 e por patrocinadores do carregamento da tocha paraolímpica: Nissan, Bradesco e Correios.

*Atualizada às 28/04/2015, às 10h15

Topo