Vídeos

Fim do sonho olímpico. Maurren anuncia aposentadoria para ser comentarista

Do UOL, em São Paulo

A campeã olímpica Maurren Maggi anunciou neste domingo que este é seu último ano competindo no atletismo. Durante uma transmissão do Esporte Espetacular, em que é comentarista, a ela confirmou que está na temporada final de sua carreira, e que em 2016 ficará dedicada exclusivamente aos trabalhos com a Globo, principalmente no período das Olimpíadas do Rio de Janeiro.

O anúncio já estava programado para acontecer durante a transmissão de um evento de atletismo no Rio, com a presença de Usain Bolt. O narrador Alex Escobar introduziu o assunto: "Estávamos falando dessas atletas experientes, com mais de 30 anos, reta final, no fim da carreira. Parece que você tem uma novidade para nos contar, né, Maurren?".

Ela respondeu: "É verdade. Como todo mundo sabe, não tem como fazer tudo, com qualidade, tudo tem seu tempo. Então, esse é o último ano da minha carreira, vou fazer com qualidade o Time de Ouro. Acho que merecemos ter uma Olimpíada decente, brilhante. E esse ano é o último meu, e ano que vem é só a Rede Globo, e a gente trabalha com qualidade, um time campeão com a gente". 

Apesar do anúncio, a saltadora assinou contrato com o São Paulo e já defenderá suas cores no Troféu Brasil de Atletismo, que será realizado entre os dias 14 e 17 de março em São Bernardo do Campo (SP). Ela retornou ao clube. Maurren não receberá salários. Entretanto, terá ajuda na busca por patrocinadores. Caso consiga apoios, a saltadora deverá destinar parte dos seus ganhos à agremiação. Na primeira passagem pelo clube, a Nestlé bancava de forma integral os salários da atleta.

 Em julho, Maurren Maggi tentará o tetracampeonato dos Jogos Pan-Americanos em Toronto (CAN). No mês passado, ela garantiu o índice ao saltar 6,51m em competição em Campinas. A marca é 33 centímetros superior à exigida pela Confederação Brasileira de Atletismo. Se quiser uma vaga no Mundial de Atletismo de Pequim (CHN), que acontece em agosto, Maurren terá de saltar pelo menos 6,70m.

Maurren é o maior nome do atletismo feminino do Brasil, com a conquista do ouro nos Jogos de Pequim, em 2008, quando saltou 7,04 m. A paulista é recordista brasileira e sul-americana, com 7,26 m, e foi campeã nos Pans de 1999, 2007 e 2011. 

Topo