Vídeos

Campeã olímpica do judô não sobe ao pódio há nove meses

CBJ/Divulgação

Bruno Doro

Do UOL, em São Paulo

Sarah Menezes é a primeira brasileira a conquistar um título olímpico. É, também, uma das atletas da seleção brasileira que está há mais tempo sem vencer no circuito mundial de judô. A campeã olímpica dos ligeiros (48kg) de Londres-2012 não sobe ao pódio desde julho de 2014. Já são nove meses com derrotas seguidas.

No período, a piauense venceu apenas quatro lutas, com sete derrotas. Tudo bem que foram apenas cinco torneios, mas ela perdeu em sua estréia em três campeonatos. Incluindo o Mundial de Chelyabinsk, na Rússia, no ano passado: o primeiro em que ela entrou como campeã olímpica.

A má fase da atleta entrou no radar da Confederação Brasileira de Judô. E o coordenador técnico da CBJ, Ney Wilson admitiu que o momento da judoca está sendo monitorado de perto. “A Sarah está atravessando uma fase complicada, em que acendeu o sinal amarelo. São quase dez meses sem subir ao pódio. É preocupante? É. Mas é um período de atenção. Estamos atentos ao que acontece e analisando como podemos contribuir”, explicou o dirigente.

O fenômeno é parecido com o que aconteceu com Ketley Quadros, medalhista de bronze de Pequim-2008, que acaba de mudar de peso para tentar recuperar a boa fase – após perder a vaga olímpica em Londres-2012 e ver sua rival, Rafaela Silva, conquistar um título mundial, ela subiu dos 57kg para os 63kg. “Isso acontece com todos os atletas em sua primeira medalha. Por mais que você tente trabalhar o lado psicológico, por mais que promova palestras explicando os impactos, eles não imaginam a avalanche que segue no pós-medalha. E isso acaba trazendo prejuízos, no ciclo seguinte”, disse Ney.

Parte da explicação para a fase de Sarah é o aumento dos compromissos. Ela é única campeã olímpica do Piauí. E uma das atletas mais famosas do estado. Em casa, é uma estrela. E ela segue treinando em Teresina, como sempre fez. Qualquer aparição publica da judoca é um acontecimento.

Para mudar isso, mesmo sem mudar sua sede principal de treinamentos, ela tem treinado mais do que o normal fora de casa. Na semana passada, por exemplo, estava em Porto Alegre, treinando com a Sogipa – ao lado da campeã mundial de 2014 Mayra Aguiar e do medalhista olímpico de Londres-2012 Felipe Kitadai. Antes, passou a semana na Bahia, com a seleção brasileira, que treinou no CT de Lauro de Freitas.

Mesmo com a seca de vitórias, Sarah segue em alta no ranking mundial. Ela é vice-líder da lista feita pela Federaçãop Internacional da modalidade, que leva em conta os resultados do último ciclo olímpico – que começou em 2013. A líder é a mongol Urantsetseg Munkhbat, campeã mundial de 2013.

A próxima chance de Sarah quebrar a má fase será na próxima semana. Entre os dias 24 e 26, em Edmonton, no Canadá, será disputado o Campeonato Pan-Americano. Ela é bicampeã do torneio, mas tem pela frente rivais de porte, como a atual vice-campeã mundial argentina, Paula Pareto.

Topo