Vídeos

Bolt vai correr no RJ no domingo e faz aviso marrento: "Difícil me baterem"

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Usain Bolt tem vários atributos marcantes. O primeiro, é claro, é a velocidade: o jamaicano é bicampeão olímpico dos 100m rasos, dos 200m rasos e do 4x100m. No domingo (17), ele poderá mostrar essas características no desafio Mano a Mano, que será realizado no Jockey Club, no Rio de Janeiro. Antes, porém, já deixou clara outra característica pessoal: o estilo marrento.

Nesta sexta-feira (17), em entrevista coletiva sobre o evento, Bolt avisou que está numa forma melhor do que em anos passados. A edição 2015 será a terceira do Mano a Mano – as duas anteriores foram na praia do Leme, e ele venceu os 100m de 2014 com tempo de 10s04.

"Meu técnico sabe o que está fazendo exatamente. Eu sempre falo que quando chega uma competição, respeito meus adversários porque sei que há mais sete pessoas com condições de vencer. Mas quando eu estou em grande forma, eu não me preocupo com ninguém porque sei que o meu melhor é grande. É difícil me baterem", disse o jamaicano.

Bolt fez até uma previsão ousada sobre o desempenho no domingo: "Estou numa forma melhor do que a do ano passado, definitivamente, e estou esperando fazer abaixo de 10 segundos".

Dono dos recordes mundiais nas três provas em que é bicampeão olímpico, Bolt correu os 100m em 9s58 no Campeonato Mundial de atletismo de 2009, disputado em Berlim (Alemanha). No ano passado, porém, seis das sete melhores marcas dos 100m rasos foram feitas por Justin Gatlin, norte-americano que havia ficado afastado do circuito por cinco anos por causa de uma suspensão por doping.

Neste ano, Bolt e Gatlin vão se enfrentar no Mundial de atletismo de Pequim. "Em algum ponto da temporada nós estaremos no mesmo torneio e vamos competir. É sempre bom disputar. Nunca fugi de adversários", avisou o jamaicano.

A atual incursão pelo Rio de Janeiro é a quarta de Bolt no atual ciclo olímpico – além das três edições do Mano a Mano, ele esteve na cidade em 2012 para um evento de um patrocinador. O jamaicano disse que ainda não teve tempo de conhecer muito a cidade, mas ficou impressionado com a mudança de ambiente.

"Eu tenho realmente adorado. Estou empolgado com as pessoas, com o comportamento das pessoas, e com a chance de estar aqui. A cidade tem se beneficiado, crescido em entusiasmo para as Olimpíadas. Mais gente tem olhado para as corridas agora, com a energia dos Jogos, e eu estou feliz de fazer parte disso desde tão cedo", encerrou Bolt.

Topo