Vídeos

Ele pesa 150kg e nem pensa em emagrecer. Tudo para buscar medalha em 2016

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

Darlan Romani é um esportista de alto rendimento, se diz bom de garfo, pesa 150kg e nem pensa em emagrecer ou dar uma afinada. Seguir com este peso não é somente seu objetivo, como também uma necessidade. Atleta do arremesso de peso, este catarinense que completa hoje 24 anos precisa manter o biotipo para ir atrás do que mais deseja, uma medalha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

“Tenho de ser pesado, comer bastante. Até brinco com minha esposa que não podemos nunca ir a um restaurante por quilo que darei prejuízo, pois em todas as refeições como mais de um quilo. Não posso perder peso, pois isso acaba me atrapalhando. Acabo comendo de tudo”, disse Darlan, de 1,88m, ao UOL Esporte.

“No ano passado, quando me mudei para São Paulo e tive alteração na minha rotina e passei a ter uma vida mais agitada, baixei de 153 para 135 quilos em um mês e meio. Meus treinamentos não eram mais os mesmos, faltava força”, contou o atleta que começou a se dedicar ao arremesso de peso em 2010 e até metade do ano passado treinava em Uberlândia (MG) antes de fincar raízes no clube BM&F Bovespa, em São Caetano do Sul (SP).

Hoje, o catarinense está no peso que considera o ideal e se diz bastante confortável. “Me sinto muito bem com 150 kg. Consigo manter uma boa relação de peso e força e suportar bem a musculação e os treinos de técnica e força”. Conforto este que se reflete em seu desempenho.

No último sábado, Darlan voltou a dar outra mostra de seu potencial. Durante etapa do Campeonato Paulista, quebrou pela quarta vez na carreira o recorde brasileiro do arremesso de peso ao fazer 20,90m. Um resultado tão expressivo, que o colocou como o sexto melhor do mundo em 2015- o líder do ranking é o neozelandês Tomas Walsh, com 21,37m. Tal marca o teria deixado na sexta colocação dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Com pouco mais de um ano até a disputa da Olimpíada no Rio, Darlan acredita ser possível ultrapassar os 21 metros para entrar forte na briga por um lugar no pódio.

“Já neste ano quero passar dos 21m. Coloco isso na minha cabeça todos os dias e treino forte em busca deste objetivo. Não quero ser sexto do mundo, quero ser o primeiro”, disse Darlan, que é o único brasileiro na história do arremesso de peso a conseguir superar os 20 metros. Atualmente, no país, os demais atletas não conseguem nem chegar na casa dos 19 metros.

O atleta tem uma rotina de treinos bastante puxada. Darlan passa cerca de cinco horas por dia na academia fortalecendo a musculatura. Além disso faz exercícios de velocidade, resistência e claro, de arremessos. Por dia, calcula fazer entre 100 e 120 arremessos. As esferas de ferro maciço que arremessa variam de 7,260kg (medida oficial para competições) a 10kg.

“Muitas vezes usamos pesos mais pesados para fazer transferência de força após treinos puxados na academia. Isso, na hora da competição, acaba ajudando bastante”, disse Darlan, que é comandado desde 2010 pelo cubano Justo Navarro. Em janeiro, inclusive, passou um mês treinando em Cuba.

Vivendo a melhor fase de sua curta carreira, Darlan se prepara agora para a disputa do Troféu Brasil, em maio, e depois para os Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN), em julho, e o Mundial de Atletismo de Pequim (CHN), entre 22 e 30 de agosto. Nas duas competições internacionais, fará a sua estreia.

“O Pan será muito importante, pois vão canadenses e americanos que estarão no Mundial e também serão adversários na Olimpíada. Vai ser importante competir com estes caras”, disse Darlan, que também passará por outro momento especial em maio. A esposa Sara, com quem é casado há um ano, está grávida de oito meses e dará à luz no fim de maio.

Topo