Vídeos

Rússia quer proibir "3ª Olimpíada". Isinbayeva ficaria fora do Rio-2016

AFP PHOTO / KIRILL KUDRYAVTSEV
Caso lei seja aprovada, Yelena Isinbayeva não poderá competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016 imagem: AFP PHOTO / KIRILL KUDRYAVTSEV

Do UOL, em São Paulo

A Rússia estuda aprovar uma controversa lei que proibiria atletas do país de competir em mais de dois Jogos Olímpicos, de acordo com a “BBC”. O objetivo seria fazer com que os atletas propensos a lesões dessem lugar a jovens competidores.

Caso a lei seja aprovada, a bicampeã olímpica Yelena Isinbayeva seria uma das atletas que ficaria impedida de participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

“Esse projeto de lei não tem qualquer sentido com a vida real. Qualquer atleta tem o direito de competir pelo tanto de tempo que ele tiver condições de se classificar para os Jogos”, criticou Isinbayeva.

A proposta foi apresentada pelo deputado Yegor Anisimo, que citou o caso do patinador Evgeni Plushenko, que deixou a final da competição masculina dos Jogos Olímpicos de Inverno por conta de uma lesão na costa. O parlamentar afirmou que o atleta privou outros de participarem da principal competição esportiva.

"Isso vai permitir outros, mais jovens e não menos talentosos de participarem de competições internacionais de alto nível", disse o deputado, em declarações publicadas pela agência AP.

Topo