Vídeos

Medalhista em Londres consegue o seu 1º patrocínio privado para o Rio-2016

REUTERS/Darren Staples
Yane Marques conquistou bronze inédito no pentatlo moderno em Londres imagem: REUTERS/Darren Staples

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

Em agosto de 2012, Yane Marques entrou para a história do esporte brasileiro ao conquistar uma medalha de bronze no pentatlo moderno na Olimpíada de Londres. Dois anos e meio depois, ela enfim colherá os frutos de sua façanha. Faltando 498 dias para o início da Olimpíada de 2016, Yane finalmente conseguiu um patrocinador.

A pentatleta foi anunciada nesta quinta-feira (26) como embaixadora do projeto olímpico da Cisco, uma multinacional de tecnologia. A Cisco é patrocinadora dos Jogos de 2016. Visando a aumentar a divulgação de sua marca durante o evento, ela resolveu patrocinar Yane Marques e outros dois atletas olímpicos brasileiros (Marcus Vinicius D’Almeida, do tiro com arco, e Yohansson Nascimento, do atletismo paraolímpico) até o fim do Rio-2016.

Essa é a segunda vez em toda sua carreira que Yane conta com o apoio de um patrocinador privado para financiar seus treinos e despesas pessoais

 Em 2007, logo após conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, ela firmou um contrato de patrocínio com a Celpe (Companhia de Eletricidade de Pernambuco). O acordo durou só um ano.

De lá para cá, a atleta sempre contou com bolsas concedidas pelo governo ou com uma remuneração do Exército (para isso ela também representa as Forças Armadas nos Jogos Militares).

Em 2012, logo após a conquista inédita na Olimpíada de Londres, Yane queixou-se publicamente da falta de apoio privado a atletas brasileiros. Depois dos Jogos, chegou a virar estagiária de uma academia de ginástica pois não sabia que rumo sua carreira iria tomar. Hoje, disse que sente-se aliviada.

“Demorou um pouco, mas consegui. O patrocínio privado é um grande reconhecimento do seu trabalho. Dá uma tranquilidade também”, afirmou, no evento de anúncio do acordo da Cisco. “É muito bom você poder treinar e saber que o arroz com feijão não vai faltar para sua mãe.”

Preparação para Rio-2016

Yane disse que está intensificando sua preparação para a Olimpíada de 2016. Ela disputará os Jogos Pan-Americanos de Toronto, neste ano, e espera voltar do Canadá com sua vaga olímpica garantida.

“Depois do Pan, quero focar minha preparação na Olimpíada. Não gostaria de ter que treinar para uma competição classificatória. O foco é outro”, explicou.

Em 2016, Yane é uma das esperanças de medalha para o Brasil. Ela subiu ao andar mais alto do pódio no Pan do Rio. Disse que competir em casa tem vantagens. “Competir com a torcida a seu favor é o que vai ter de melhor nesta Olimpíada”, disse Yane. “É muito importante ter o país jogando junto com você.”

Topo