Vídeos

Olimpíada terá futebol em Manaus e Itaquerão; arena do Palmeiras está fora

Portal da Copa
Estádio de Manaus recebeu Copa e receberá partidas da Rio-2016 imagem: Portal da Copa

Do UOL, no Rio de Janeiro*

As partidas de futebol da Olimpíada de 2016 serão disputadas em seis cidades e sete estádios do Brasil. A lista das arenas foi definida nesta segunda-feira (16) pela Fifa e prevê jogos no Itaquerão (São Paulo), na Arena Amazônia (Manaus), na Fonte Nova (Salvador), no Mineirão (Belo Horizonte), no Mané Garrincha (Brasília), além do Maracanã e Engenhão (ambos no Rio de Janeiro). A arena do Palmeiras, Allianz Parque, ficou mesmo de fora da competição.

O veto ao estádio do Palmeiras já havia sido antecipado pelo secretário de Esporte e Lazer da Cidade de São Paulo, Celso Jatene. Em entrevista ao blog do Rodrigo Mattos, ele afirmou que o estádio mais novo da capital paulista precisaria de novas obras se quisesse virar local de competição da Rio-2016. Por isso, não será usado.

Sem a arena do Palmeiras, de acordo com o próprio Jatene, São Paulo deve receber até 11 jogos de futebol da Olimpíada. Isso, contudo, ainda não está 100% certo. A própria Secretaria de Esporte de São Paulo ainda considera a ideia da cidade não participar da Rio-2016 devido aos custos que do evento ao Poder Público.

Já a participação da Manaus de na Rio-2016 havia sido anunciada em fevereiro pelo governador do Amazonas, José Melo. Um dia antes de o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos indicar a capital do Amazonas para ser sede do torneio de futebol, Melo deu uma entrevista coletiva confirmando a presença de Manaus.

"Eu recebi um telefonema do COI. A Fifa escolheu Manaus e outras sedes [do torneio de futebol da Olimpíada] foi pelos resultados que a Copa deu", disse o governador, na época. "Manaus teve resultados de segurança pública que foi aplaudido por todos, o povo do Amazonas foi considerado um dos mais hospitaleiros da Copa e do ponto de vista financeiro foi um dos estados que mais deu resultado. Esses condicionantes todos aí foram fundamentais para que Manaus pudesse ser escolhida uma das subsedes da Olimpíada."

A participação de Manaus na Olimpíada era dúvida já que a própria Fifa havia dito que não queria a cidade nos Jogos. No mês passado, a entidade máxima do futebol havia declarado que a capital do Amazonas não era uma boa opção de sede da Rio-2016 pois ficava muito distante do Rio.

Essa distância, porém, agora terá que ser contornada com a elaboração do tabela dos torneio olímpicos de futebol masculino e feminino. A programação dos jogos deve ser divulgada nos próximos dias, segundo o Comitê Rio-2016.

"A entrada de Manaus no calendário Olímpico Rio-2016 enriquece o torneio com uma visita dos atletas de futebol a um dos locais mais icônicos do mundo. Tenho certeza que o Amazonas receberá o mundo Olímpico com uma celebração memorável", disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio-2016 e do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

"Os torneios de futebol serão uma oportunidade fantástica de reviver o excelente clima visto durante a Copa do Mundo de 2014, não somente no Rio de Janeiro, mas em outras cinco cidades. Elas fizeram um trabalho ótimo e agora podem usar os estádios e a infraestrutura já montada para unir o país para um grande evento mais uma vez", complementou Marco Polo del Nero, presidente do Comitê Organizador para os torneios de futebol da Olimpíada e futuro presidente da CBF.

SAIBA MAIS SOBRE OS TORNEIOS OLÍMPICOS DE FUTEBOL

Ao todo, 58 partidas de futebol acontecerão durante os Jogos Olímpicos. Participarão do torneio masculino 16 países. Do feminino, 12.

Até agora, duas seleções da América do Sul já garantiram presença na competição masculina: o Brasil, como país anfitrião, e a Argentina, campeã do sul-americano sub-20. No feminino, o Brasil, como país-sede, e a Colômbia, vice-campeã da Copa América 2014, também carimbaram seus passaportes. As demais vagas serão definidas por meio de torneios classificatórios continentais até abril de 2016.

A competição olímpica masculina é disputada por jogadores até 23 anos (nascidos após 31 de dezembro de 1992), com exceção de três atletas sem limite de idade em cada equipe. O torneio começa no dia 4 de agosto —um dia antes da abertura oficial dos Jogos— e as 16 seleções serão divididas em grupos de quatro. Classificarão para a fase seguinte as duas melhores de cada grupo, e as fases de quartas-de-finais, semifinais e finais serão disputadas em playoffs. A luta direta por medalhas acontecerá no dia 20 de agosto, no Maracanã.

No feminino, não há restrição de idade. A competição começa no dia 3 de agosto —dois dias antes da cerimônia de abertura- e as 12 seleções serão divididas em três grupos de quatro. Passarão à fase seguinte as duas melhores de cada grupo e as duas melhores terceiras colocadas. As oito classificadas jogam as quartas-de-final, semifinais e finais em regime de playoffs. O campeão será conhecido no dia 19 de agosto, no Maracanã.

*Atualizada às 10h42

VEJA COMO VAI FICAR O PARQUE OLÍMPICO DA RIO-2016

Topo