Vídeos

Atletas são liberados para fazer propaganda durante Olimpíada

Satiro Sodré/Divulgação CBDA
Leonardo de Deus teve problema por propaganda durante os Jogos Pan-Americanos imagem: Satiro Sodré/Divulgação CBDA

Rodrigo Mattos e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O COI (Comitê Olímpico Internacional) decidiu liberar que atletas façam propagandas durante a Olimpíada, relaxando uma restrição que era uma marca da competição. A determinação foi tomada em reunião do Comitê Executivo do COI, e já é válida para os Jogos do Rio-2016.

Pela regra olímpica, esportistas não podiam fazer nenhum tipo de marketing durante a competição a não ser que fosse de patrocinadores do evento. Assim, havia um veto, por exemplo, de Neymar aparecer em um anúncio de um dos seus parceiros enquanto estivesse disputando os Jogos. A limitação se estendia a mídias sociais, televisão ou outro tipo de meio de comunicação.

Agora, as empresas poderão explorar a imagem dos atletas desde que não façam menção aos Jogos. Ou seja, Usain Bolt poderá aparecer em uma propaganda de relógio, mas não poderá associar a peça à Olimpíada.

"Vamos liberar a propaganda de atletas durante os Jogos. Mas as áreas olímpicas (sedes de competição e vila) continuarão limpas", contou o diretor de comunicação do COI, Mark Adams. "Os detalhes das regras ainda precisam ser aprovados pela sessão do COI (com todos os representantes) porque altera a carta olímpica."

Outro relaxamento do COI foi aumentar a marca de patrocinadores permitida nas competições. Mas essa mudança é de poucos centímetros.

Topo