Vídeos

Velódromo, golfe e hipismo. COI lista preocupações com Olimpíada de 2016

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O COI (Comitê Olímpico Internacional) encerrou oficialmente nesta quarta-feira (25) sua oitava visita de inspeção aos preparativos do Rio de Janeiro para a Olimpíada de 2016. E na entrevista coletiva de encerramento da viagem, membros do comitê listaram suas principais preocupações acerca da Rio-2016: a obra do velódromo, do campo de golfe e do centro de hipismo.

Segundo a presidente da Comissão de Coordenação do COI para a Olimpíada de 2016, Nawal El Moutawakel, as obras dos três locais de competição precisam de “pressão”. Todas têm eventos testes agendados para muito perto de seu prazo de conclusão. Por isso, são focos de atenção do comitê internacional.

“As obras do velódromo, do campo de golfe e do centro de hipismo têm uma linha agressiva para estarem prontas a tempo”, disse Nawal, após três dias de visita a canteiros de obras olímpicas e reuniões com autoridades brasileiras. “O Rio está entrando no período mais intenso de preparação. Temos 21 eventos testes só em 2015.”

A competição teste de hipismo, por exemplo, está marcada para agosto deste ano; em novembro, acontece o teste do golfe; e em março de 2016, o evento teste no velódromo. Espera-se que todos esses eventos sejam realizados já com as obras nos locais de competição concluídas. “Os atletas precisam competir numa boa situação antes mesmo da Olimpíada”, complementou ela.

Acomodação e transporte

A presidente da comissão do COI também falou sobre a preocupação do COI a respeito dos serviços de acomodação e transporte para a Olimpíada.

O Rio de Janeiro precisa ter 40 mil leitos em hotéis disponíveis para os Jogos. Hoje, tem 36 mil disponíveis ou em construção. Preocupado com o assunto, o COI convocou uma reunião de uma força-tarefa para discutir a situação das acomodações ainda nesta tarde.

O presidente do Comitê Organizador Rio-2016, Carlos Nuzman, minimizou as preocupações do órgão. Informou que o Rio-2016 negocia formas de oferecer até 60 mil leitos visitantes na Olimpíada.

Sobre o serviço de transporte, o diretor executivo do COI para Jogos Olímpicos, Christophe Dubi, afirmou que a preocupação diz respeito à operação. Ele disse confiar que todas as obras prometidas estarão concluídas, inclusive o metrô. Disse, porém, que detalhes sobre o transporte de atletas ainda precisam avançar.

Elogios gerais

Tanto El Moutawakel quanto Dubi ainda fizeram elogios gerais à preparação do Rio para os Jogos. Segundo El Moutawakel, a cidade tem feito “sólidos progressos”. Porém, não pode relaxar.

Ela citou o compromisso do governo federal, estadual e municipal com o evento. Afirmou que a integração entre esses governos tem funcionado e ratificou sua confiança boa realização da Olimpíada no Rio.
 

Topo