Vídeos

Raia de canoagem vai virar esquibunda após o Rio-2016, diz Paes

Vitor Silva/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou nesta terça-feira (24) que algumas obras esportivas em execução na cidade por causa da Olimpíada são um “ônus” que a prefeitura tem que pagar por sediar os Jogos Olímpicos. Paes ressaltou que o campo de golfe e a pista de canoagem slalom nunca estariam em seus planos não fosse a Rio-2016. Afirmou, aliás, que “odeia” ter que construir o campo e que transformará a pista de canoagem num “esquibunda” logo após os Jogos.

“Eu odeio ter que fazer este campo de golfe. Por mim, não teria feito nunca. Infelizmente, todos os pareceres diziam que nem o Gávea Golf nem o Itanhangá [outros campos de golfe já existentes no Rio] serviam para a Olimpíada”, disse Paes. “Se tivesse de botar dinheiro de impostos ali, não botava nunca.”

A obra do campo de golfe é uma das mais polêmicas da Olimpíada. O MP (Ministério Público) briga na Justiça pela paralisação do projeto. O mesmo MP ainda apura se o prefeito Paes não favoreceu pessoalmente as construtoras do campo numa parceria firmada pela prefeitura para viabilizar a execução do projeto olímpico.

Paes disse que tudo foi feito dentro da legalidade e com transparência. Só ratificou que o campo de golfe não sairia não fosse a Olimpíada. Mesmo assim, lembrou que o campo pode atrair "turistas sofisticados" para o Rio.

“Golfe é esporte de rico, fazer o quê?”, disse Paes. “Tem um turismo sofisticado no mundo, de caras de grana, que vão atrás dos campos. Eu tenho um amigo muito rico, o Michael Bloomberg [ex-prefeito de Nova York]. O cara me liga todo mês para saber como está o campo. Ele fica viajando de jatinho o mundo todo atrás de campos.”

Esquibunda na canoagem olímpica

Sobre a pista de canoagem slalom, Paes disse que nem turismo o espaço deve atrair após a Olimpíada. Por isso, ele adiantou que pretende transformar o espaço de competição olímpico em um “esquibunda” após os Jogos.

“Você acha que quero fazer um rio para o cara descer de canoa? Mas tem de fazer o negócio lá em Deodoro para o sujeito descer rio durante a Olimpíada. A pista de canoagem vai virar um parque, vai virar 'esquibunda' para a molecada”, disse o prefeito.

Topo