Olimpíada do Rio nem começou e já tem seu 1º 'elefante branco'
Vinicius Konchinski*Do UOL, no Rio de Janeiro
Faltam 554 dias para o início da Olimpíada do Rio de Janeiro, mas o evento já tem seu primeiro “elefante branco”. O tal “elefante” é, na verdade, um pavilhão construído por causa dos Jogos num terreno público exatamente ao lado da Prefeitura e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio-2016. Oficialmente pronto, o espaço não tem qualquer serventia hoje. Deve servir como centro de imprensa só na Olimpíada de 2016.
O pavilhão, batizado de Pavilhão Cidade Olímpica, foi construído por iniciativa da ACRJ (Associação Comercial do Rio de Janeiro), com recursos captados com um dos patrocinadores da Olimpíada de 2016, a Bradesco Seguros. Recebeu também o apoio administração municipal, que cedeu gratuitamente um terreno para a construção.
O espaço foi idealizado para servir como um centro de divulgação de projetos olímpicos do Rio. Hoje, entretanto, não passa de um prédio fechado cercado de tapumes.
Se estivesse funcionando, o pavilhão deveria abrigar pelo menos quatro exposições a relacionadas à Olimpíada do Rio de Janeiro (veja o vídeo do projeto original). Serviria também como o local de exposição da chamada Bandeira Olímpica, flâmula que viaja por cidades-sede dos Jogos Olímpicos e que está no Rio desde 2012.
CONFIRA O PROJETO DO PAVILHÃO CIDADE OLÍMPICA
Foi justamente em 2012 que começou a construção do tal pavilhão. Inicialmente, foi divulgado que ele seria aberto ao público em 2013. Por causa de problemas na execução da obra, a inauguração foi adiada para 2014.
O ano de 2014 acabou e o pavilhão não abriu. Segundo a prefeitura, a inauguração do espaço foi novamente adiada, agora para o fim do primeiro semestre de 2015. Quando ele abrir, entretanto, em nada ele terá o que ver com a Olimpíada.
A prefeitura informou que o espaço abrigará a exposição "Rio 450 Inimaginável - Civilização e Paisagem", que integrará a programação especial de eventos para celebração o aniversário de 450 anos da capital fluminense. Essa exposição ocupará o pavilhão até fevereiro de 2016.
Aí então, faltando cinco meses para o início dos Jogos, o espaço deve ser utilizado no evento. A prefeitura informou nesta tarde que jornalistas sem um credencial da Olimpíada poderão usar o espaço para trabalhar.
A ACRJ foi procurada na segunda-feira para comentar a situação do Pavilhão Cidade Olímpica e sua utilização. Não respondeu.
*Atualizada às 16h45