Vídeos

Paes quer férias coletivas e mudança em calendário escolar por Rio-2016

AFP PHOTO / YASUYOSHI CHIBA
Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, em visita ao Parque Olímpico da Rio-2016 imagem: AFP PHOTO / YASUYOSHI CHIBA

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O ano que vem deve ser radicalmente atípico para o Rio de Janeiro no que depender do prefeito Eduardo Paes e dos Jogos Olímpicos de 2016. Por causa do evento, o prefeito pretende alterar o trânsito da cidade, o calendário escolar e ainda negociar um período de férias coletivas nas empresas cariocas e até no Poder Judiciário.

Paes disse nesta quarta-feira (28) que, após o Carnaval, vai enviar à Câmara de Vereadores do Rio um projeto de lei tratando das medidas as quais ele considera necessárias para a boa realização da Olimpíada de 2016. “Esse projeto terá uma série de medidas de contingência para a operação dos Jogos, incluindo a mudança no calendário escolar da rede pública”, declarou o prefeito.

A ideia dele é transferir as férias de julho para agosto, mês dos Jogos Olímpicos. Paes afirmou nesta manhã que, se necessário, pode propor até a redução das férias de verão para que crianças e jovens não precisem frequentar escolas enquanto a capital fluminense estiver sediando a Olimpíada.

Paes afirmou que vai anunciar também mudanças no trânsito da cidade por causa da Olimpíada. Ele disse que vias do Rio ganharão uma “faixa olímpica”, ou seja, uma faixa pela qual só veículos credenciados pelos organizadores dos Jogos do Rio poderão circular. A medida visa garantir o tráfego rápido e seguro de atletas e autoridades durante a Rio-2016.

Por fim, Paes afirmou que vai iniciar uma discussão com empresários da cidade para que eles programem férias coletivas para seus funcionários durante a Olimpíada. Isso tende a reduzir os congestionamentos no Rio de Janeiro durante o evento. Segundo o prefeito, até o Poder Judiciário será procurado para que dispense seus funcionários na Olimpíada.

“As construtoras da região da Barra da Tijuca [centro dos Jogos Olímpicos] não poderão funcionar a todo vapor”, avisou Paes. “Também queremos negociar um recesso de meio do ano para o Judiciário.”

Paes afirmou ainda que pretende se reunir com prefeitos de cidade da Região Metropolitana do Rio para negociar medidas também nesses municípios. Niterói, disse Paes, terá uma atenção especial nessa negociação. 

Topo