Vídeos

10+Olímpico: Bruno Fratus começa ano com vitória sobre campeão olímpico

Satiro Sodre/SSPress
Bruno Fratus começou ano com vitória em competição nos Estados Unidos imagem: Satiro Sodre/SSPress

Do UOL, em São Paulo

1. Natação - Vitória sobre campeão olímpico
Em sua primeira competição em 2015, o nadador Bruno Fratus conseguiu um grande resultado. O atleta, que treina na Universidade de Auburn (EUA), venceu os 50m livre do Grand Prix de Austin, no Texas, na última sexta-feira. Ele deixou na segunda poisção o americano Nathan Adrian, medalhista de ouro nos 100m livre nos Jogos de Londres 2012. Fratus completou a prova com o tempo de 21s91. No ano passado, o atleta de 25 anos, teve 21s41 como a sua melhor marca na distância. Foi o terceiro no ranking mundial. A liderança terminou com Florent Manaudou, com 21s32.

2. Futebol - Seleção ainda não é permanente
Na segunda-feira (26), a seleção feminina de futebol se apresenta na Granja Comary para se preparar para a temporada – a grande meta é a Copa do Mundo do Canadá, em junho. A ideia era iniciar essa primeira fase de treinamentos já com uma equipe permanente, com a maior parte das 27 convocadas com contratos com a CBF. Isso, porém, ainda não aconteceu.

Segundo a CBF, algumas jogadoras ainda tentam a liberação de contratos com times do exterior. A previsão é que as primeiras atletas assinem com a entidade antes do Torneio de Algarve, em Portugal, entre os dias 4 e 11 de março. No ano passado, o técnico Vadão explicou que o processo era complexo, mas que a ideia era trabalhar, a partir da primeira semana de treinos, com as atletas no mesmo esquema dos clubes. “Existe o lado jurídico, que é com a CBF. Mas vamos nos apresentar no final de janeiro, para o torneio de Algarve, já  como um clube. Mas isso não quer dizer que quem joga fora está fora. Elas seguirão sendo chamadas”.

3. Esgrima - Melhor brasileiro no ranking vai "viver como monge"
Renzo Agresta, 18º colocado do ranking mundial de sabre, viaja neste fim de semana para Roma (ITA), sua base de treinos pelos próximos dois meses. Lá, ficará hospedado no alojamento do Clube Scherma e treinará com atletas da seleção italiana. Tem competições agendadas na Itália (Padova, 30/1), na Polônia (20/2) e Coreia do Sul (março). Só volta ao Brasil em abril. “Aqui no Brasil é mais complicado de fazer um treinamento forte para adquirir ritmo de jogo. Na Itália, treino com os melhores da modalidade, além de facilitar na logística para a disputa das competições. E quando viajo para a Itália, me foco apenas na esgrima. No clube, tenho tudo à disposição, nem preciso sair de lá. Fico longe da família, mas o sacrifício vale a pena”, disse ao UOL Esporte. Até os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Agresta deverá fazer mais treinos por lá.

REUTERS/Suzanne Plunkett
imagem: REUTERS/Suzanne Plunkett
4. Paraolímpicos - Daniel Dias é eleito o melhor do mundo em dezembro
Após quebrar no fim de 2014 o recorde mundial dos 200m peito (categoria SB4), o nadador Daniel Dias foi eleito o melhor atleta paraolímpico do mundo em dezembro, em enquete do Comitê Paralímpico Internacional concluída na segunda-feira. Ele recebeu 40% dos votos. A partir de domingo, Daniel e outro cinco nadadores paraolímpicos passam por um treinamento em altitude na cidade de San Luis Potosí, México, a aproximadamente 1.800m acima do nível do mar. Os principais objetivos da temporada são o Mundial Paralímpico, em julho, na Escócia, e o Parapan de Toronto, no Canadá, em agosto.

5. Vôlei - Nem Rio, nem Osasco: Pinheiros é 1º campeão de 2015
Quarto colocado da Superliga Feminina de Vôlei, o Pinheiros surpreendeu os favoritos (como a dupla Rexona-Ades e Molico-Osasco, que se revezam como campeões da Superliga desde 2003) e ficou com o título da Copa Brasil. Na final, a equipe paulista superou o Sesi-SP por  3 sets a 2 (25-20, 15-25, 21-25, 28-26 e 15-7). Na semi, havia passado pelo Rexona-Ades, líder invicto da Superliga, por 3 sets a 1.

Divulgação
imagem: Divulgação
6. Ciclismo - Janildes Fernandes é campeã na Argentina
A ciclista Janildes Fernandes surpreendeu na Argentina e venceu o Tour de San Luis. A brasileira completou os 373,3 km da prova (percorrido em seis etapas) em 9h52min48. A norte-americana Lauren Stephens ficou em segundo lugar, com oito segundos a mais. “Cheguei aqui na Argentina pensando em trabalhar para as minhas companheiras, mas a competição acabou me favorecendo”, explicou a atleta, que dedicou o título para o filho Keven, de apenas um ano.

7. Vôlei de praia - Craque disputa 250º torneio na carreira e tenta manter invencibilidade
Campeã mundial de vôlei de praia em 2011 e uma das principais jogadoras da história da modalidade, Larissa disputa a partir desta sexta-feira (23) o 250º torneio de sua carreira. E a expressiva marca será alcançada em Fortaleza, sua cidade natal, que recebe até domingo a sexta etapa do Circuito Brasileiro. Ao lado da parceira Talita, defendera uma invencibilidade que já dura 54 partidas. “A cada torneio que passa fica mais difícil manter essa série de vitórias, mas estamos bem focadas e vamos buscar mais um título. Entramos em quadra deixando de lado esses números, mas sempre querendo ganhar os jogos e as competições”, disse Larissa, que ao lado da parceira lidera o ranking nacional.

8. Rúgbi de Sete: Vitórias inéditas valem vaga na 2ª divisão do circuito mundial
Dias após a garantir presença no Pan de Toronto, a seleção brasileira masculina de rúgbi de sete voltou a conquistar uma vaga importante: vai disputar o torneio qualificatório de Hong Kong, a segunda divisão da Série Mundial de Sevens – um feito importante para um país que ainda briga para se inserir no cenário mundial da modalidade. O detalhe: a conquista veio após duas vitórias inéditas. A primeira, ainda na fase de classificação, foi a mais importante. Após os 7 a 0 sobre o Chile, na primeira vitória desde 2011 sobre os chilenos, a vaga em Hong Kong estava assegurada. Depois, nas quartas de final, foi a vez de vencer o Canadá, 26 a 7, na primeira vitória tupi sobre os rivais da América do Norte.

9. Atletismo - Seleção feminina faz treinos no Rio de Janeiro
As principais velocistas do Brasil estão reunidas desde o último domingo no Rio de Janeiro para um camping de treinamento tendo como foco o revezamento 4x100m. Estão participando das atividades Ana Cláudia Lemos, Rosângela Santos, Franciela Krasucki e Evelyn dos Santos. Elas foram finalistas nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Estas quatro atletas devem compor a equipe nacional no Mundial de Revezamento das Bahamas (entre 2 e 3 de maio), Jogos Pan-Americanos de Toronto (entre 10 e 26 de julho) e o Mundial de Pequim (entre 22 e 30 de agosto).

10. Paraolímpicos - Verba para o Pan liberada
O Ministério do Esporte liberou aproximadamente R$ 1,8 milhão para que o Comitê Paraolímpico Brasileiro utilize na missão brasileira que irá a Toronto disputar os Jogos Parapan-Americanos, a partir de 7 de agosto. A medida foi divulgada nesta quinta-feira, 22, no Diário Oficial da União. O Brasil tem como meta no Canadá repetir o desempenho do Rio-2007 e Guadalajara-2011, quando terminou na primeira colocação no quadro geral de medalhas.

Topo