Vídeos

Parte de grupo que criticou ministro, Lars Grael assume cargo no Esporte

Paulino Menezes/ME
Lars Grael se encontrou nesta terça-feira com o ministro George Hilton imagem: Paulino Menezes/ME

Do UOL, em São Paulo

O velejador Lars Grael foi indicado nesta terça-feira como o presidente da Comissão Nacional de Atletas, ligada ao Conselho Nacional do Esporte (CNE). A confirmação no cargo ocorreu após encontro com o ministro do Esporte, George Hilton, em Brasília. Dono de duas medalhas de bronze em Olimpíadas, Lars contribuirá também na elaboração de um Sistema Nacional do Esporte, com a formação de um fundo nacional que vai determinar o fomento ao esporte de base no país. 

"Ele trará a experiência acumulada ao longo dos anos, inclusive como secretário nacional do Ministério do Esporte e abrirá um amplo diálogo com os atletas”, afirmou George Hilton.

Lars faz parte do grupo Atletas pelo Brasil que fez duras críticas à escolha de Hilton como ministro do Esporte em dezembro do ano passado, dias após a sua indicação.

"Infelizmente, há anos, o Ministério do Esporte é usado na barganha política. Não se trata de decidir quem seria a melhor pessoa para ocupar o cargo, mas qual partido o terá de acordo com as alianças e que decidirá a seu bel-prazer quem o representará. Nem mesmo uma familiaridade com o tema é observada, o que traz enormes prejuízos ao esporte e ao País em um setor que está à frente de um enorme investimento com os megaeventos esportivos", disse a entidade em nota.

Após o encontro com George Hilton e a indicação para o cargo, Lars Grael mostrou-se empolgado com a nova tarefa que terá.

"Penso que o ministro mostrou um caminho e estendeu a mão à comunidade esportiva reativando uma comissão, que estava inativa, para que ela traga uma voz representativa do atleta olímpico, do atleta paraolímpico e até de modalidades não olímpicas. Assim, eles poderão trazer sugestões e reivindicações. O ministro mostrou disposição de ter os atletas como parceiros diretos na sua gestão ministerial”, disse o ex-velejador.

Em 1998, na gestão de Fernando Henrique Cardoso, Lars foi secretário nacional de Esporte.  Exerceu também o cargo de secretário estadual da Juventude, Esporte e Lazer na gestão de Geraldo Alckmin no governo de São Paulo até março de 2006.

Além da Comissão Nacional de Atletas, George Hilton vai reativar a Comissão de Clubes Esportivos Sociais. Ela vai propor ações voltadas para o desenvolvimento e incentivo a prática esportiva nesses locais.

 

Topo