Vídeos

Rio-2016 pode ter futebol no Engenhão e 2 novas cidades

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

Os torneios de futebol da Olimpíada de 2016 podem ganhar até duas novas sedes, além das cinco já confirmadas (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador). A ampliação dos locais de competição é um pedido da Fifa ao Comitê Organizador dos Jogos, e pode acarretar até que algumas partidas sejam disputadas no Engenhão.

O presidente do Comitê Organizador Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, confirmou nesta quinta-feira (8) a existência da discussão sobre as sedes do torneio de futebol. Nuzman declarou, inclusive, que o debate envolve também uma análise das condições dos gramados dos estádios candidatos a receber as partidas do torneio. Isso porque, na Olimpíada, arenas vão receber dois jogos em um mesmo dia.

"Temos que preservar os gramados", alertou o dirigente. "Haverá rodadas duplas na primeira fase do torneio."

Segundo Nuzman, a decisão sobre as cidades-sede do torneio de futebol será tomada até fevereiro. Além das arenas já confirmadas, estádios que já receberam jogos da Copa do Mundo de 2014 são os mais cotados para receber as partidas do torneio olímpico.

No caso específico do Engenhão, que não recebeu jogos da Copa, o uso do estádio é um pedido do secretário-geral da Fifa, Jerôme Valcke, disse Nuzman. A inclusão do estádio no torneio possibilitaria que o Rio de Janeiro recebesse mais jogos do que os hoje programados para o Maracanã.

Acontece que o Engenhão também será a arena do atletismo na Rio-2016. Por isso, o uso dele também depende de um aval da Federação Internacional de Atletismo. "A FIFA tem interesse em mais jogos no Rio. Engenhão é a opção. Estamos conversando", afirmou Nuzman. "Estamos falando também com a Iaaf (Federação Internacional de Atletismo)."

Mudança no ciclismo

O Comitê Rio-2016 anunciou nesta quinta-feira também a mudança no local de competição do ciclismo de estrada e ciclismo contrarrelógio. As provas, inicialmente, seriam realizadas no Aterro do Flamengo, na zona sul do Rio. Agora, acontecerão no Pontal, zona oeste.

A alteração se deveu a preocupações logísticas da organização olímpica e com o dia-a-dia da cidade do Rio. O Aterro do Flamengo é a principal ligação da zona sul com o centro do Rio. Já o Pontal está numa área menos povoada da cidade.

Topo