COB muda nome e marca pensando na Olimpíada de 2016
Vinicius KonchinskiDo UOL, no Rio de Janeiro
O superintende executivo do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Marcus Vinicius Freire, anunciou nesta segunda-feira (4) mudanças no nome e marca da entidade. Até a Olimpíada de 2016, a entidade deixará de chamar-se Comitê Olímpico Brasileiro e passará a chamar-se Comitê Olímpico do Brasil. Com a alteração no nome da entidade, suas marcas também mudarão.
Freire, inclusive, apresentou nesta manhã como ficará a nova marca do comitê, já com o novo nome. Segundo ele, a marca foi desenvolvida pela entidade junto com a Nike, patrocinadora do COB. Até a Olimpíada do Rio, a marca do Time Brasil, equipe de atletas olímpicos brasileiros, também mudará.
“Percebemos que a população se identifica mais com ‘do Brasil’ com que ‘Brasileiro’”, justificou Freire. “Temos que fazer algumas mudanças burocráticas, na Junta Comercial, para alterar o nome do COB oficialmente, mas isso vai acontecer até a Olimpíada de 2016.”
Freire disse que outros comitês olímpicos nacionais também usam o nome do país em vez dos adjetivos pátrios em seu nome. Isso já acontece, por exemplo, nos Estados Unidos e França.