Topo

Muçulmana que foi bronze na Rio-2016 é retida na imigração dos EUA por 2h

Primeira muçulmana a competir de hijab pelos EUA, esgrimista Ibtihaj Muhammad foi bronze no sabre por equipes na Rio-2016 - REUTERS/Lucy Nicholson
Primeira muçulmana a competir de hijab pelos EUA, esgrimista Ibtihaj Muhammad foi bronze no sabre por equipes na Rio-2016 Imagem: REUTERS/Lucy Nicholson

Do UOL, em São Paulo

09/02/2017 19h14

A esgrimista Ibtihaj Muhammad, a primeira mulher muçulmana americana a medalhar pelos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos, revelou que foi detida recentemente na Alfândega do país por duas horas sem explicação.

Muhammad, natural de Maplewood, Nova Jersey, disse não saber se foi mantida na imigração como resultado da restrição imposta pelo governo Trump de entrar nos EUA, mas tem certeza de que a medida foi resultado da sua religião.

“Eu não posso te dizer por que isso aconteceu comigo, mas eu sou muçulmana, tenho uma nome árabe, e apesar de representar a equipe olímpica dos EUA, isso não muda como você parece e o jeito como as pessoas olham para você. Foram duas horas muito difíceis”, contou Muhammad.

"Minha reação humana foi chorar porque eu fique tão triste e desencorajada. Ao mesmo tempo, eu sou uma daquelas pessoas que sente que tenho que ser forte por aquelas pessoas que podem não ser capazes de encontrar essa força. Sinto que tenho de falar por aquelas pessoas cujas vozes não se ouvem", continuou relatando, quando perguntada sobre sua sensação.  

Muhammad ganhou medalha de bronze no sabre por equipe nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro no ano passado. Ela também foi a primeira americana a competir vestindo o hijab.