! Pioneiro, Diego quebrou tabus e tem legado que vai além de medalha olímpica - 14/08/2016 - UOL Olimpíadas

Vídeos

Pioneiro, Diego quebrou tabus e tem legado que vai além de medalha olímpica

Opinião dos Especialistas

Opinião dos Especialistas

Durante a Rio-2016, o time de comentaristas do UOL trará colunas com informações e opiniões sobre as principais modalidades olímpicas.

Vinicius Giglio*

Colaboração para o UOL

Ginástica é coisa de mulher. Quantas vezes nós, que trabalhamos diretamente com a modalidade, não ouvimos este tipo de comentário, seja por desconhecimento ou maldade. Se o ouro de Arthur Zaneti na Olimpíada passada ajudou a quebrar tabus, a medalha de prata do mais icônico ginasta do país pode servir para sepultar de vez qualquer preconceito.

Diego Hypolito foi um pioneiro na ginástica artística masculina do Brasil. Dominou o solo durante anos, conquistando medalhas e superando grandes rivais. Mas, em um país que passou a conhecer a modalidade com os êxitos no feminino, o ginasta enfrentou todo tipo de brincadeiras e insinuações a respeito de questões que nada têm a ver com seu desempenho esportivo.

Sua trajetória ainda contou com árduas frustrações olímpicas sofridos nas edições anteriores. Em Pequim-2008, era o melhor do mundo no solo e caiu sentado. Em Londres-2012, um novo erro o deixou fora do esperado pódio. E tome piadinhas.

A presença na Rio-2016 quase não aconteceu. Questionado, correu o risco de ficar fora da equipe brasileira. A escolha pelo veterano ginasta mostrou-se correta. Diante da torcida do Rio de Janeiro, Hypolito deu show e emocionou a todos.

Mas o legado de Diego vai além de uma medalha olímpica e pode ser comprovado ao seu lado no pódio. Bronze no solo aos 22 anos, Arthur Nory nunca escondeu ser fã e se inspirar no veterano companheiro, oito anos mais velho.

Muitos pais ainda têm preconceito de colocar seus filhos na ginástica artística. Que as conquistas seguidas nas últimas Olimpíadas ajudem a quebrar tabus e modificar este cenário. Duas medalhas na Rio-2016, que podem se tornar três com  Zaneti nesta segunda-feira, mostram o tamanho do potencial da modalidade no país.

*Vinicius Giglio foi campeão brasileiro de ginástica artística em 1997. Como técnico, foi bicampeão nacional em 2009 e 2010. Árbitro estadual desde 2005 e internacional da FIG (Federação Internacional de Ginástia Artística) desde 2013, ele é um dos comentaristas do Placar UOL Olimpíada.

Veja como foram as apresentações de Diego e Nory

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Topo