Twitter admite que errou ao suspender conta de jornalista inglês

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer

Em texto publicado no blog do Twitter, um de seus executivos admitiu nesta terça-feira que a empresa errou ao suspender a conta do jornalista Guy Adams, chefe da sucursal de Los Angeles do diário  “The Independent”, um dos mais respeitados da Inglaterra. O caso foi relatado ontem nesta coluna.

A conta de Adams foi suspensa depois que ele publicou uma série de comentários críticos à cobertura que a rede americana NBC está fazendo dos Jogos Olímpicos. Num dos tuites, Adams publicou o email do principal executivo da emissora, o que contraria as regras do Twitter.

Parceria da NBC na cobertura dos Jogos, o Twitter entende que não importa que o email divulgado, do executivo Gary Zenkel, fosse o seu endereço corporativo, facilmente encontrado numa pesquisa ao Google. “Há muitas pessoas que usam e-mail do trabalho para questões pessoais”.

O erro, diz a empresa, foi que a denúncia do mau uso da conta de Adams foi feita por um funcionário do Twitter que está trabalhando com a NBC, e não pelo próprio executivo atingido pelo comentário.

As regras da empresa estabelecem que qualquer denúncia de mau uso de alguma conta deve ser feita por quem se sente atingido por isso. Adam recebeu sua conta de volta nesta terça-feira, depois de criticar o caso e afirmar que a empresa estava coibindo críticas à NBC.

Mauricio Stycer

É jornalista desde 1986. Repórter e crítico do UOL, autor de um blog que trata da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor. É autor dos livros “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (editora Alameda) e “O Dia em que Me Tornei Botafoguense” (Panda Books). Conheça seu Blog no UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos