UOL Olimpíadas 2008 Reportagens Especiais
 
Sem seu maior medalhista, natação vê grupo mais equilibrado

Sem seu maior medalhista, natação vê grupo mais equilibrado

Veja imagens dos treinos da equipe brasileira

29/07/2008 - 14h17

Primeira Olimpíada sem Borges democratiza atenções na natação

Bruno Doro
Em Macau (CHN)

Nas últimas Olimpíadas, a história da natação brasileira girava sempre em Gustavo Borges. Ícone da modalidade no país, em Pequim o velocista paulista não estará com o time pela primeira vez desde Barcelona-1992, quando conquistou a primeira de suas quatro medalhas olímpicas.

Sem seu ícone, a natação brasileira adotou a democratização das lideranças e dividiu as atenções do público. Nesse contexto, os badalados Thiago Pereira e César Cielo aparecem como figuras predominantes, mas a voz ativa de veteranos como Fabíola Molina ou Rodrigo Castro também é ouvida.

"Essa nova geração já se firmou como a cara da natação brasileira atual. A gente tem Fabíola e Rodrigo, que já foram para as Olimpíadas e podemos tirar deles a experiência que precisamos. E a parte de resultado, temos com o Thiago (Pereira), com o Kaio (Márcio), comigo. É um grupo que está junto há um tempo, está bem descontraído e confiante para o que vai fazer nas Olimpíadas", diz César Cielo.

Para os técnicos que acompanham o time, a diferença é nítida. Sem um ícone, as atenções ficam divididas. E as personalidades dos mais conhecidos, como Pereira e Cielo, se destacam.

"O César e o Thiago têm essa postura de liderança natural, apesar do César ser mais descontraído, mais brincalhão, com aquela coisa de tudo ou nada. Para ele, parece que é ganhar ou ganhar, ele é sempre muito vibrante", elogia o técnico Alberto Santos, o Albertinho, que foi para Atenas-2004 e testemunhou a última Olimpíadas de Borges.

Para Fernando Vanzella, técnico de Pereira, na equipe feminina a liderança é mais definida. Já na masculina, é dividida. "A Fabíola Molina é uma líder. E uma atleta como a Daynara (de Paula), que nunca pegou seleção, se espelha nela. Fabíola tem experiência como profissional. No masculino, existe respeito, mas um ajudando o outro, não existe um líder específico. Uma hora é o Rodrigo, outra hora é o Cielo, outra hora é Thiago, eles vão se revezando dependendo do momento".

A discussão pode parecer secundária em um esporte puramente individual, mas, a comissão técnica garante, faz diferença. "O grupo sentiu muito logo no primeiro ano depois que não só o Gustavo, mas o Fernando Scherer e o Rogério Romero deixaram o time. Mas a transição foi muito rápida. O Thiago passou a ocupar esse espaço de ídolo, por causa de seus resultados. E o César veio e quebrou os recordes do Gustavo e do Fernando e virou uma referência".

O status que, principalmente, Borges e Scherer, detinham, porém, segue longe da natação brasileira. E o vilão é justamente a medalha, que não vem desde Sydney-2000, quando Borges liderou o revezamento 4 x 100 m ao bronze. "Isso a gente só consegue atingir com uma medalha", diz Albertinho.

Compartilhe: