UOL Olimpíadas 2008 Reportagens Especiais
 
18/08/2008 - 16h05

Polêmica de comercial agita revanche Brasil x EUA na final do futebol

Bruno Freitas
Em Pequim (China)

Uma peça promocional de um patrocinador da Federação de Futebol dos Estados Unidos (US Soccer, em inglês) deve esquentar a decisão entre as norte-americanas e o Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim.

No comercial veiculado na TV dos EUA, a seleção atual campeã olímpica pede revanche contra as brasileiras, em menção à goleada por 4 a 0 imposta pela equipe de Marta e Cristiane na semifinal da Copa do Mundo de 2007.

As seleções de Brasil e de Estados Unidos se classificaram para a decisão dos Jogos de Pequim nesta segunda-feira, com vitórias sobre Alemanha (4 a 1) e Japão (4 a 2), respectivamente. A final acontece na próxima quinta-feira, às 10h (horário de Brasília), no estádio dos Trabalhadores, em Pequim.

O comercial mostra algumas jogadoras da seleção do país reunidas em dois carros rumo ao Rio de Janeiro. No trajeto, elas assistem aos gols da derrota para o Brasil na Copa de 2007. Enquanto isso, uma atleta treina em português o pedido de revanche.

A seqüência da peça tem as norte-americanas chegando a um suposto centro de treinamento do Brasil, onde pedem em português a revanche: "Nós queremos outro jogo". Uma atriz que se passa por jogadora brasileira responde, com sotaque espanhol: "Vamos lá".

Na China, já com as Olimpíadas em andamento, as brasileiras comentaram com ironia o comercial das norte-americanas. A mais contundente foi a meio-campo Daniela Alves, que rotulou como "humilhante" o aprendizado forçado de português das rivais por um pedido de revanche.

No jogo que inspirou o polêmico comercial em questão, o Brasil venceu por 4 a 0, com um gol de Cristiane, um contra de Leslie Osborne e outros dois de Marta. Em um deles, a camisa 10 da seleção protagonizou uma das jogadas mais bonitas da história das Copas, sejam elas feminina ou masculina. No lance, a estrela brasileira driblou duas marcadoras, uma delas de costas, antes de concluir.

A decisão em Pequim será uma reedição da final olímpica dos Jogos de Atenas, há quatro anos, quando os Estados Unidos levou o ouro com uma vitória dramática por 2 a 1 e abriu uma série de rivalidade, aguçada com o confronto do Mundial passado.

Também em outras circunstâncias, as duas seleções têm se enfrentando bastante nos últimos tempos. Em julho passado, o Brasil, foi derrotado pelos Estados Unidos em amistoso de preparação das duas equipes para os Jogos Olímpicos. As norte-americanas venceram por 1 a 0, com gol de Amy Rodriguez. Nesse jogo, as brasileiras não puderam contar com Marta, Cristiane e Daniela Alves, que ainda não tinham sido liberadas por seus respectivos clubes.

A última decisão entre brasileiras e norte-americanas aconteceu nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro no ano passado, quando a equipe de Marta e companhia conquistou o ouro com goleada por 5 a 0 no Maracanã. No entanto, os EUA disputaram a competição sem suas principais jogadoras.

Compartilhe: