UOL Olimpíadas 2008 Reportagens Especiais
 
Em montagem, Daiane e Diego espreitam ouro no solo, e Ana Paula tenta surpreender

Em montagem, Daiane e Diego espreitam ouro no solo, e Ana Paula tenta surpreender

Veja o calendário do nono dia de competições

16/08/2008 - 15h00

Diego Hypólito e legião feminina competem para ampliar feitos

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Após a conquista do primeiro ouro obtido nas Olimpíadas de Pequim, graças ao nadador César Cielo, o Brasil tem grandes oportunidades de voltar ao pódio e ao seu lugar mais alto no nono dia de competições. Para isso, o país levará o seu mais laureado atleta no último ciclo olímpico. O ginasta Diego Hypólito competirá logo na primeira final por aparelho, às 7h (horário de Brasília) deste domingo, e defenderá resultados notáveis no solo.

O melhor atleta das eliminatórias (com 15,950 pontos) é bicampeão mundial (Stuttgart-2007 e Melbourne-2005), uma vez vice mundial (Aarhus-2006), vencedor de três etapas da Copa do Mundo (Stuttgart, Xangai e Cottbus) e de duas finais da Super Copa do Mundo (São Paulo-2006 e Birmingham-2004), além do ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro no ano passado.

O dono deste retrospecto faz sua estréia em uma Olimpíada e soube superar uma artroscopia no joelho e um afastamento forçado após contrair dengue durante a sua preparação. Nas eliminatórias, ele deixou para trás os seus maiores rivais: o romeno Marian Dragulescu (15,925 pontos), o espanhol Gervasio Deferr (15,825) e o alemão Fabian Hambuechen (15,800). Deferr foi ouro em Atenas-2004 no solo, superando Dragulescu, que foi o único a bater Diego em um Mundial (venceu em Aarhus-2006) neste ciclo olímpico.

PROVAS QUE DARÃO MEDALHAS
Atletismo: Maratona fem., lançamento de martelo masc., 3.000 m com obstáculos fem., salto triplo fem., 100 m rasos fem. e 10.000 m masc.
Badminton: Duplas mistas e simples masc.
Ciclismo: Perseguição individual fem.
Esgrima: Sabre equipes masc.
Ginástica artística: Solo masc., salto fem., cavalo com alças masc. e solo fem.
Levantamento de peso: Até 94 kg masc.
Luta: Feminino até 63 kg e até 72 kg
Natação: 50 m livre fem., 1.500 m livre masc. e revezamentos 4 x 100 m medley masc. e fem.
Remo: Skiff duplo leve fem. e masc., skiff quádruplo fem. e masc., quatro sem leve masc. e oito com fem. e masc.
Saltos ornamentais: Trampolim de 3 m fem.
Tênis: Simples masc. e fem., e duplas fem.
Tênis de mesa: Equipes fem.
Tiro: Carabina três posições masc.
Vela: 49er

Fora o ginasta paulista, as competições desta noite de sábado e manhã de domingo serão mesmo dominadas pelas mulheres. Ainda na ginástica artística, Daiane dos Santos volta a disputar uma final do solo, às 9h15 de domingo, para tentar melhorar o quinto lugar de Atenas-2004, quando gozava do mesmo favoritismo de Diego e frustrou. Pouco menos de duas horas antes, Jade Barbosa tenta surpreender no salto, às 7h43, após ser a sétima das eliminatórias.

As duas duplas de vôlei de praia terão desafios ingratos para manter a tradição de sempre ir ao pódio olímpico. A recém-formada parceria Ana Paula e Larissa abrirá a programação contra as favoritas norte-americanas Walsh e May, às 23h de sábado, com a missão de derrubar uma dupla que ainda não perdeu um jogo nas etapas do Circuito Mundial que disputou em 2008. Já às 10h de domingo, será a vez de Renata e Talita enfrentarem as australianas Barnett e Cook, esta campeã em Sydney-2000 ao lado de Pottharst.

Na quadra, o vôlei feminino fará um duelo de invictos contra a Itália, às 3h30, pelo primeiro lugar do grupo. A poucos quilômetros do Ginásio Capital, a seleção feminina de handebol precisa da vitória sobre a Suécia, às 22h de sábado, para assegurar a vaga nas quartas-de-final. Já as meninas do basquete farão uma melancólica despedida contra Belarus, às 5h45, para evitar apenas o vexame de terminar o evento com cinco derrotas em cinco jogos.

As mulheres ainda participarão pela primeira vez na história da luta olímpica com a gaúcha Rosângela Conceição na categoria até 72 kg. Marily dos Santos será a única representante do país na maratona feminina, com largada prevista para às 20h30 de sábado, enquanto Maíla Machado e Lucimar Teodoro disputam as eliminatórias dos 100 m com barreiras, às 8h07, e 400 m com barreiras, às 9h10, respectivamente. O país ainda terá Jessé Farias no salto em altura, às 9h20.

Para encerrar o dia em que as mulheres brasileiras estarão nos holofotes, Camila Mazza participará da segunda sessão dos saltos com a montaria Bonito Z. No primeiro dia, ela perdeu cinco pontos no percurso. A equipe ficou em segundo lugar na disputa. Além dela, o país conta com Pedro Veniss, que será o primeiro a entrar sendo o 51º da ordem, Bernardo Alves e Rodrigo Pessoa.

E as Olimpíadas de Pequim também poderão consagrar o maior vencedor em uma só edição da história olímpica. Em seu último ato no Cubo d'Água, o norte-americano Michael Phelps busca o oitavo ouro na China para derrubar o mito Mark Spitz e estabelecer uma nova marca "impossível" para ser alcançada nos próximos anos. Ele só precisa vencer o revezamento 4 x 100 m medley, às 23h58 de sábado, prova que os EUA jamais perdeu. Em 11 vezes, a única oportunidade que os norte-americanos não a venceram foi em Moscou-1980, quando boicotou a edição e a vitória ficou com a Austrália.

Compartilhe: