UOL Olimpíadas 2008 Reportagens Especiais
 
Equipe de ginástica, a judoca Mayra e os novatos Paulo Carvalho e Poliana Aparecida

Equipe de ginástica, a judoca Mayra e os novatos Paulo Carvalho e Poliana Aparecida

Veja o calendário do quinto dia de competições

12/08/2008 - 15h00

Adolescentes e novatos lideram Brasil no quinto dia das Olimpíadas

Do UOL Esporte
Em São Paulo

No quinto dia das Olimpíadas de Pequim, o Brasil mostrará ao mundo os seus jovens atletas e parte da renovação feita na delegação. Cinco dos sete atletas com menos de 18 anos de toda equipe nacional entram em ação na noite de terça-feira e manhã de quarta-feira (no Brasil) para tentar manter o bom desempenho dos últimos dias, quando o país obteve importantes vitórias nos esportes coletivos e as primeiras medalhas nos Jogos.

E a atleta que tem tudo para ser o maior nome é uma dessas adolescentes. A carioca Jade Barbosa, de 17 anos, terá a missão de ajudar o Brasil na final de equipes da ginástica artística. O sexteto tenta melhorar o sétimo lugar obtido nas eliminatórias, quando chorou e sofreu muito, enquanto aguardava pela confirmação da classificação inédita para a disputa por medalhas. A imagem da equipe com lágrimas no rosto e do sangue na mão de Ana Cláudia Silva, outra das adolescentes com 16 anos, em virtude de um ferimento nas barras assimétricas, marcaram a dramática classificação.

AS MEDALHAS EM JOGO NO 5º DIA
Flávio Florido/UOL
Ginastas sofrem e choram antes de terem confirmada a vaga na final desta quarta
Ciclismo: Contra-relógio masc. e fem.
Esgrima: Florete masc. e espada fem.
Ginástica artística: Equipes fem.
Judô: Até 90 kg masc. e até 70 kg fem.
Levantamento de peso: Até 77 kg masc. e até 69 kg fem.
Luta: Greco-romana até 66 kg e até 74 kg masc.
Natação: 200 m livre fem., 200 m borboleta masc., 200 m medley fem. e revezamento 4 x 200 m livre masc.
Saltos ornamentais: Trampolim de 3 m sincronizado masc.
Tiro: Pistola sport fem.

Agora, elas chegam na final como azarãs em uma decisão que terá o confronto direto entre China e EUA, as duas maiores forças do esporte no momento e que também brigam pela liderança do quadro geral de medalhas. Na fase classificatória, as norte-americanas levaram a melhor, seguidas pelas anfitriãs e pelas russas. A Romênia, que vai ao pódio da prova desde 1976, precisa melhorar para manter a seqüência de medalhas de um país que é o atual bicampeão olímpico de equipes (2000 e 2004). As européias ainda ganharam em 1984, foram prata quatro vezes (1992, 1988, 1980, 1976) e bronze em 1996.

Além de Jade e Ana Cláudia, a outra adolescente da ginástica é Ethiene Franco, esta aliás a atleta mais jovem entre os 277 brasileiros garantidos em Pequim, com 16 anos. A final começa às 23h30 desta terça (de Brasília) e as atletas iniciam no solo, seguido pelos exercícios de salto, barras assimétricas e trave, aliás a mesma seqüência das eliminatórias.

Outra esperança de medalha é o paraibano Kaio Márcio de Almeida, que disputará a final dos 200 m borboleta, na natação, às 23h21. Na prova, porém, ele terá a concorrência do norte-americano Michael Phelps, que pode se consagrar o atleta com mais ouros na história olímpica, caso vença a prova desta noite.

No momento, o fenômeno tem nove triunfos e divide o posto com os compatriotas Carl Lewis (do atletismo) e Mark Spitz (da natação), o finlandês Paavo Nurmi (do atletismo) e a russa Larissa Latynina (da ginástica artística). O Brasil ainda busca uma vaga na final dos 100 m livre, com César Cielo. Na programação noturna (na China), será a vez de Thiago Pereira iniciar sua participação nos 200 m medley, sua especialidade.

Modalidade responsável pelos três pódios até agora do país, o judô também apostará em uma adolescente nesta quarta. A gaúcha Mayra Aguiar, de 17 anos, disputará a categoria até 70 kg e tenta surpreender as favoritas. Ela estréia diante da espanhola Leire Iglesias. O outro representante do país será outro novato, mas não tão jovem, o paulista Eduardo Santos, de 25 anos, que inicia sua trajetória contra o chinês Yanzhu He.

Já a quinta adolescente que defenderá o Brasil neste quinto dia deve mesmo competir para ganhar experiência em uma modalidade acostumada a ver atletas com mais de 60 anos. A amazona Luiza Almeida montará o cavalo Samba para realizar sua série inicial no adestramento às 8h33. Com 16 anos, ela se tornará a mais jovem a representar o país em uma Olimpíada no hipismo. Além dela, Leandro Silva realizará sua performance no Centro Hípico de Hong Kong, às 10h36, com a montaria Oceano do Top, que chegou a ser de propriedade de José Roberto Guimarães, técnico da seleção feminina de vôlei.

E o treinador deve acompanhar a prova pela televisão, já que horas antes estará ao lado da quadra no Ginásio Capital para ver as suas comandadas na partida contra a Sérvia, às 3h30. A equipe tenta manter sua invencibilidade no evento, assim como a seleção masculina de futebol que só precisa de um empate contra a China, às 8h45, em Qinhuangdao, para garantir o primeiro lugar do grupo C. As duplas de vôlei de praia Ana Paula/Larissa e Ricardo/Emanuel também defendem o 100% de aproveitamento nesta quarta e enfrentam Barnett/Cook e Schacht/Slack, respectivamente, duas parcerias da Austrália.

Se o vôlei e o futebol chegam com folga, a mesma situação não se pode dizer das equipes femininas de handebol e basquete. As primeiras terão difícil confronto contra a Rússia, atuais tricampeãs mundiais, às 22h de terça, em busca do primeiro triunfo, enquanto o time do técnico Paulo Bassul precisa de qualquer forma vencer a Letônia, às 3h30, para não depender de um milagre para avançar às quartas-de-final e ainda tentar evitar um duelo prematuro contra os EUA.

O quinto dia também marcará a estréia de três novatos: a canoísta Poliana Aparecida de Paula (no K1 slalom), o pugilista Paulo Carvalho (que enfrenta o marroquino Redouane Bouchtouk no peso mosca ligeiro) e o esgrimista João Souza (estréia contra o japonês Yuki Ota, no florete), além do início da participação da equipe masculina de tênis de mesa, que enfrenta Taiwan (às 23h de terça) e Coréia do Sul (às 8h30) pelo grupo C.

Compartilhe: