UOL Olimpíadas 2008 Reportagens Especiais
 
Em montagem, Bernardinho, Tiago Camilo e Marta, os personagens desta terça

Em montagem, Bernardinho, Tiago Camilo e Marta, os personagens desta terça

Veja o calendário dos eventos do quarto dia

11/08/2008 - 16h00

Melhor do Mundial-2007, Camilo é aposta para primeiro ouro nacional

Do UOL Esporte
Em São Paulo

As Olimpíadas de Pequim chegam nesta noite de segunda-feira (manhã de terça na China) ao seu quarto dia de competições com o Brasil ainda festejando suas primeiras medalhas. Foram dois bronzes no judô com Ketleyn Quadros e Leandro Guilheiro. Porém, para os mais exigentes, o ouro ainda não veio.

Mas não é nada que assuste, já que apenas João Derly dos considerados favoritos encerrou sua participação na China. Mas a espera pode ser encerrada justamente por outro judoca. O paulista Tiago Camilo é uma das maiores esperanças de medalha e seu currículo no último ano é a sua melhor credencial.

No Mundial do Rio de Janeiro, ele ganhou as sete lutas que disputou por ippon, a pontuação máxima do esporte, e acabou eleito o melhor da competição entre todas as categorias. Meses antes, o atleta nascido em Tupã conquistara com facilidade o ouro nos Jogos Pan-Americanos. Em 2008, Camilo sofreu com lesões, mas, mesmo assim, ainda foi bronze na etapa de Hamburgo da Copa do Mundo.

PROVAS QUE DARÃO MEDALHAS
Canoagem slalom: K1 masc. e C1 masc.
Esgrima: Sabre masc.
Ginástica artística: Equipes masc.
Hipismo: CCE equipes e individual
Judô: até 81kg masc. e até 63kg fem.
Levantamento de peso: Até 63kg fem. e até 69kg masc.
Luta: Greco-romana 55kg masc. e 60kg masc.
Natação: 200m livre masc., 100m costas masc. e fem., 100m peito fem.
Saltos ornamentais: Plataforma sincronizada fem.
Tiro: Pistola 50m masc. e Fossa dublê masc.

De quebra, o judoca já chega com a experiência de quem foi medalhista de prata em Sydney-2000, quando ainda competia na categoria leve, uma abaixo da que atuará na China. Como Derly fracassou, Camilo tem a chance de se tornar o primeiro judoca do país na história a ser campeão mundial e olímpico. Aurélio Miguel e Rogério Sampaio, medalhistas de ouro, jamais repetiram o feito no Mundial, enquanto Derly e Luciano Corrêa sequer foram ao pódio em Olimpíadas.

Mas a caminhada não deve ser fácil. Camilo enfrenta logo na estréia o japonês Takashi Ono, que já derrotou o paulista no Mundial de Cairo-2005. Se passar, ele ainda pode encontrar o esloveno Aljaz Sedev, o alemão Ole Bischof ou o judoca Mehman Azizov, do Azerbaijão, antes de conseguir outro feito histórico: ser o primeiro judoca brasileiro a disputar duas finais olímpicas. A programação de judô inicia à 1h (de Brasília) e o país ainda terá Danielli Yuri competindo neste quarto dia.

Já uma prova que o Brasil se acostumou a colecionar glórias olímpicas inicia nesta terça uma nova era. Sem Robert Scheidt, agora na classe Star, o catarinense Bruno Fontes terá a difícil missão de ocupar o lugar vago pelo bicampeão olímpico na classe Laser. "A responsabilidade é grande, todo mundo cobra, mas estou confiante. Se que eu der o meu melhor e estiver em uma boa semana, tenho chance de ser campeão", explicou o velejador, que disputará a partir das 2h a primeira regata olímpica.

A vela ainda terá a abertura da classe Laser Radial e mais duas regatas da classe RS:X. Nas modalidades individuais, outro destaque do dia é a luta do nadador paraibano Kaio Márcio de Almeida para alcançar a vaga na final dos 200 m borboleta, às 0h02. Na piscina, aliás, pode vir um fato histórico em Pequim. Se ganhar os 200 m livre, programado para às 23h13 desta segunda-feira, o norte-americano Michael Phelps chegará ao nono ouro em duas participações e irá se tornar o atleta com mais triunfos olímpicos na história ao lado dos compatriotas Carl Lewis (do atletismo) e Mark Spitz (da natação), do finlandês Paavo Nurmi (do atletismo) e da russa Larissa Latynina (da ginástica artística).

Nos esportes coletivos, duas esperanças de pódio do Brasil terão importantes confrontos na China. A seleção masculina de vôlei terá o primeiro grande teste após as derrotas na Liga Mundial no confronto diante da Sérvia, às 3h30 de terça-feira. Já a equipe feminina de futebol só precisa de um empate diante da Nigéria, às 6h, para conseguir a vaga nas quartas-de-final. Uma vitória pode garantir a liderança do grupo F, dependendo do resultado de Coréia do Norte e Alemanha, que será no mesmo horário.

O handebol masculino terá pela frente a Croácia, uma das favoritas ao ouro, às 22h de segunda-feira, e as duplas de vôlei de praia Renata/Talita e Márcio/Fábio Luiz enfrentam rivais austríacos para selar a classificação às oitavas-de-final. O dia ainda terá a presença do esgrimista Renzo Agresta (estréia diante do Mahmoud Samir, no sabre), do pugilista Robenílson Vieira (enfrenta Anuruddha Bandara Ratnayake, do Sri Lanka, às 9h), das duplas de remadores Thiago Gomes/Thiago Carvalho e Camila Carvalho/Luciana Granato na repescagem do skiff duplo leve, e dos atiradores Stênio Yamamoto e Júlio Almeida na pistola 50m.

Compartilhe: