UOL Olimpíadas 2008 Reportagens Especiais
 
Alexandre Pato e Ronaldinho Gaúcho somam 147 kg

Alexandre Pato e Ronaldinho Gaúcho somam 147 kg

Veja fotos da goleada sobre a Nova Zelândia

10/08/2008 - 13h32

Ataque 30 kg mais leve que o da Copa dá sinal de vida na China

Bruno Freitas
Em Shenyang (China)

Mais badalados jogadores do grupo reunido para a disputa dos Jogos de Pequim, Ronaldinho Gaúcho e Alexandre Pato deram primeiro 'sinal de vida' na disputa das Olimpíadas na goleada por 5 a 0 sobre a Nova Zelândia.

Juntos em um ataque quase 30 kg mais leve que a criticada parceria ofensiva da última Copa, a dupla do Milan conseguiu chegar aos gols e ao bom futebol, dias depois dos 90 minutos apagados na estréia contra a Bélgica.

Ronaldinho e Pato somam juntos 147 kg, 29 kg a menos do que o dueto de ataque do Mundial de 2006, um dos principais alvos de crítica pelo fracasso do Brasil na Alemanha.

A dupla de ataque da última Copa do Mundo somava 176 kg, com 90 kg de Ronaldo e 86 kg de Adriano, de acordo com números oficiais da competição.

PESO DOS ATAQUES
Crédito
OLIMPÍADAS 2008
Ronaldinho: 76 kg
Alexandre Pato: 71 kg
TOTAL: 147 kg
Média de gols no torneio: 1,5 por partida
Folha Imagem
COPA DO MUNDO 2006
Ronaldo: 90 kg
Adriano: 86 kg
TOTAL: 176 kg
Média de gols no torneio: 1 por partida
PÁGINA ESPECIAL DAS OLIMPÍADAS

A diferença dos homens da Copa em relação à parceria de frente escolhida para as Olimpíadas se explica principalmente pela estrutura física mais avantajada do ataque de Parreira em 2006, mas o excesso de peso à época de cada um dos jogadores em questão também contribui para a distância.

Na Alemanha, a especulação sobre os números da balança do ataque brasileiro, especialmente em relação ao peso de Ronaldo, concentrou atenções antes da estréia brasileira e foi um dos assuntos mais quentes após a eliminação para a França nas quartas-de-final.

Estima-se que, antes de marcar três vezes na competição e se tornar o maior artilheiro da história das Copas, Ronaldo tenha se apresentado com 95 kg. Em seguida, o atacante teria perdido cinco quilos em esforço antes da estréia no Mundial de 2006.

Independente da polêmica do peso, o ataque da Copa de 2006 terminou o evento com cinco gols em cinco jogos, sendo três de Ronaldo e dois de Adriano, em média conjunta de um por partida que não livrou a seleção da queda precoce.

Apesar de figurar hoje em um 'ataque magro', Ronaldinho também enfrentou polêmica sobre o excesso de peso, assim como seu xará Nazário de Lima. O novo reforço do Milan perdeu boa parte da última temporada em razão de problemas de condicionamento e passou por um intenso período de recuperação física com o preparador da seleção Paulo Paixão antes de se juntar à equipe olímpica.

Em dois jogos nas Olimpíadas, Ronaldinho e Pato mostraram primeiro sinal de entendimento contra os neozelandeses. O destaque maior ficou para o camisa 10, que teve a melhor atuação pela equipe nacional em muito tempo e terminou com dois gols. A jovem promessa do Milan, por sua vez, marcou em uma oportunidade.

"É uma vitória que serve para dar confiança. É uma recompensa também por tudo que tenho feito, tudo o que fiz, para todas as pessoas que acreditaram em mim e colaboraram para que eu voltasse a jogar", declarou Ronaldinho.

Mas nem tudo foi celebração após a goleada brasileira no segundo jogo nas Olimpíadas. O sucesso nos números contrastou com uma pequena ponta de preocupação de Alexandre Pato, que reclamou de dificuldade e solidão no centro do ataque do Brasil.

"Não é um desconforto. Mas sou muito pequeno e estou levando muita trombada dos zagueiros, que são mais altos. Estou mais centralizado, e o Ronaldinho está mais pela ponta, aberto. É isso que vem acontecendo", disse o milanista.

Compartilhe: