UOL Olimpíadas 2008 Reportagens Especiais
 
Salto de bungee jump, o maior do planeta, a 233 metros de altura

Salto de bungee jump, o maior do planeta, a 233 metros de altura

Veja mais fotos do local do pulo em Macau

04/08/2008 - 08h24

Atletismo brasileiro chega à China pela terra do maior bungee jump do mundo

Bruno Doro
Em Macau (China)

Enquanto Fabiana Murer e Maurren Maggi saltam na pista, se preparando para as Olimpíadas de Pequim, a alguns quilômetros do local de treinamento escolhido pelo atletismo brasileiro para se aclimatar à China, turistas dão pulos mais altos. Macau, antiga colônia portuguesa na Ásia, hoje tem o maior bungee jump comercial do mundo.

A atração está localizada na Torre de Macau, uma construção impressionante na península em que fica a cidade. Com quase 240 metros de altura - a 10ª maior do planeta -, a torre pode ser vista de grande parte da cidade, inclusive da ilha de Taipa, onde fica a pista de atletismo da Faculdade de Ciência e Tecnologia, local escolhido pelos atletas brasileiro.

O bungee jump é operado pela equipe de AJ Hackett e montado no 56º andar do prédio, a 233 metros de altura. Lá, os corajosos podem se aventurar na descida. Com os pés presos a um elástico, o turista chega a até 200 km/h e descendo mais de 200 metros, chegando a 30 metros do chão. A atração tem o selo do Guiness, o livro dos recordes, como o maior salto comercial do mundo.

Quem não tiver coragem de pular com os pés amarrados ainda pode tentar também o skyjump, um salto em que você vai amarrado pelo corpo, como em um pára-quedas, o skywalk, uma volta pela torre, pelo anel exterior, sem grades de proteção, ou subir, com equipamento de alpinismo, ao topo da torre, a 338 metros.

"Todos deveriam tentar o bungee uma vez. Mesmo que for para falar que não quer mais fazer. Mas garanto, quem pula sempre quer fazer de novo. Eu mesma já saltei duas vezes", afirma Cherie Ho, do departamento de relações públicas da torre.

Sem cassinos, feito incomum na capital asiática do jogo, a torre de Macau tem ainda um mirante de observação com chão transparente, a cerca de 220 metros de altura, no 52º andar. De lá, é possível observar toda Macau, incluindo as ilhas de Taipa e Coloane, que completam o território, além de Hong Kong, bem longe, e da China, bem pertinho.

A Torre recebe anualmente quase 500 mil visitantes (492 mil em 2007) e, em alta temporada, mais de 2 mil pessoas por dia passam por lá. Segundo Cherie Ho, a visão mais impressionante é à noite, no dia do ano novo chinês. "Alguma pessoas compram um pacote especial para o skywalk e acompanham os fogos do lado de fora, sem nada na frente, ao lado ou embaixo".

Compartilhe: