UOL Olimpíadas 2008 Quadro de medalhas
 

Pela 1ª vez, Brasil coloca 2 duplas masculinas no pódio do vôlei de praia

Lello Lopes

Em Pequim (China)

O ouro não veio, mas o Brasil conseguiu um feito inédito nesta sexta-feira no vôlei de praia. Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, duas duplas masculinas do país subiram ao pódio.

Na Arena de Chaoyang, em um dia de muito calor, Márcio e Fábio Luiz conquistaram a medalha de prata, enquanto Ricardo e Emanuel ficaram com o bronze. Os campeões foram os norte-americanos Phil Dalhausser e Todd Rogers.

"Eu estou muito feliz. Essas duas medalhas são importantes para o vôlei de praia brasileiro", disse Fábio Luiz após a derrota para a dupla dos Estados Unidos na final.

Brasileiros no vôlei de praia

Campanha de Márcio/Fábio Luiz
Cinco vitórias e duas derrotas em Pequim
Campanha de Ricardo/Emanuel
Seis vitórias e uma derrota em Pequim
Medalhas na história
quatro
Maior medalhista
Ricardo (3)
"A gente esperava jogar bem para representar bem o Brasil. É claro que esperávamos algo mais na final, queríamos a medalha de ouro. O time lutou muito e a vitória americana foi mérito deles", - disse Fábio Luiz

Nos Jogos Olímpicos, os meninos do Brasil haviam conquistado apenas duas medalhas no vôlei de praia: a prata de Zé Marco e Ricardo em Sydney-2000 e o ouro de Ricardo e Emanuel em Atenas-2004.

Já as meninas, que passaram em branco em Pequim, dominaram o pódio em edições anteriores. Na estréia da modalidade nos Jogos, em Atlanta-1996, o Brasil fez uma dobradinha, com o ouro de Jackie Silva/Sandra Pires e a prata de Adriana Samuel/Mônica.

Em Sydney-2000, mais duas duplas foram ao pódio: Adriana Behar e Shelda conquistaram a prata, enquanto Adriana Samuel e Sandra Pires ficaram com o bronze. Já em Atenas-2004, a única medalha das mulheres no vôlei de praia foi a prata de Adriana Behar e Shelda.

Em Pequim, o tabu dos homens foi quebrado após a vitória de Ricardo e Emanuel sobre os brasileiros naturalizados georgianos Jorge e Renatão por 2 sets a 0, com parciais de 21-15 e 21-10, em 36 minutos.

"Conquistar esta medalha é uma coisa magnífica. Ela é tão importante quanto as outras. A de ouro marca mais porque é mais valorizada, mas para mim, como atleta, as três têm o mesmo valor", disse Ricardo.

Na decisão do ouro, Márcio e Fábio Luiz tiveram a chance de ganhar dos norte-americanos. A dupla do Brasil fez um confronto equilibrado nos dois primeiros sets, mas errou bastante no tie-break e acabou derrotada por 2 a 1, com parciais de 23-21, 17-21 e 15-4, em uma hora e sete minutos.

"A gente esperava jogar bem para representar bem o Brasil. É claro que esperávamos algo mais na final, queríamos a medalha de ouro. O time lutou muito e a vitória americana foi mérito deles", disse Fábio Luiz.

Publicado no dia 22 de agosto de 2008

Compartilhe: