UOL Olimpíadas 2008 Quadro de medalhas
 

Ricardo e Emanuel vencem disputa 'brasileira' e ficam com o bronze

Lello Lopes

Em Pequim (China)

Ricardo e Emanuel venceram na noite desta quinta-feira uma disputa 'brasileira' e conquistaram a medalha de bronze no vôlei de praia dos Jogos Olímpicos de Pequim. Na decisão do terceiro lugar eles derrotaram Jorge e Renatão, que apesar de terem nascidos no Brasil atuam pela Geórgia, pelo placar de 2 sets a 0, com parciais de 21-15 e 21-10.

Esta foi a nona medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim, sendo a sexta de bronze. Antes, o país conquistou também um ouro, obtido com César Cielo nos 50 m livre da natação, e duas pratas (futebol feminino e Robert Scheidt na classe Star da vela).

Campeões olímpicos em Atenas-2004, Ricardo e Emanuel começaram os Jogos de Pequim como favoritos ao ouro. Mas na China a dupla não conseguiu repetir o bom desempenho que a levou aos títulos das cinco temporadas do Circuito Mundial.

Campanha para o bronze

Primeira fase
Vitória por 2 a 0
Primeira fase
Vitória por 2 a 0
Primeira fase
Vitória por 2 a 0
Oitavas-de-final
Vitória por 2 a 1
Quartas-de-final
Vitória por 2 a 0
Disputa do 3º
Vitória por 2 a 0
"Há dois dias sofri muito pela semifinal, mas sempre existe um sol depois da derrota e esse é o nosso sol. Obrigado a todos que nos apoiaram. Passamos quase 20 dias aqui focados e sentimos essa emoção agora. É muito bacana representar o nosso país e ganhar uma medalha" - Emanuel

A parceria sofreu com as dores de Ricardo, que teve uma pequena fratura no tornozelo esquerdo antes do início dos Jogos. Assim, acabou eliminada pelos brasileiros Márcio e Fabio Luiz nas semifinais.

Na disputa do bronze, Ricardo e Emanuel confirmaram o favoritismo e venceram Jorge e Renatão com facilidade. As duplas já haviam se enfrentado quatro vezes, e nas quatro vezes anteriores os campeões de Atenas também tinham saído vitoriosos.

Sem resultados de expressão no Brasil, Jorge e Renatão foram para fora do país tentar a vaga olímpica. E a dupla, que atua sob o pseudônimo de Geor e Gia, conseguiu um surpreendente quarto lugar em Pequim.

Diante de Ricardo e Emanuel, Jorge e Renatão pouco puderam fazer. Os georgianos sucumbiram diante da melhor qualidade técnica dos adversários. Os bloqueios de Ricardo e as defesas de Emanuel fizeram a diferença na partida, para a alegria da torcida brasileira, que compareceu em bom número na Arena de Chaoyang.

Depois, os torcedores ainda aguardaram a decisão do campeonato, entre os brasileiros Márcio e Fábio Luiz e os norte-americanos Todd Rogers e Phil Dalhausser, e viram a dupla nacional ficar com a prata.

Publicado no dia 21 de agosto de 2008

Compartilhe: