AFP/Odd Andersen

Ouro de Ricardo e Emanuel

O vôlei de praia é praticado no Brasil desde a década de 40, no Rio de Janeiro. Mas foi quando as estrelas da quadra passaram a fazer exibições nas areias do país, durante os anos 80, que a modalidade teve uma forte impulsionada. Renan, William, Bernard e Montanaro, todos medalhistas de prata na Olimpíada de Los Angeles-1984, participaram de competições em Ipanema, no Rio, e Guarujá, em São Paulo.

No início dos anos 90, o Brasil se firmou com uma das principais potências do esporte, sediando competições internacionais promovidas pela FIVB (Federação Internacional de Vôlei). A primeira ocorreu na praia de Ipanema, no Rio, com US$ 22.000 de premiação.

Em Atlanta-1996, o vôlei de praia fez sua estréia em Olimpíadas e o Brasil, que já era a maior força da modalidade, confirmou seu favoritismo só no feminino. Duas duplas brasileiras fizeram a final. Jacqueline Silva e Sandra Pires ficaram com o ouro, e Mônica Rodrigues e Adriana Samuel, com a prata.

AS MEDALHAS DO VÔLEI DE PRAIA
OURO
  • Atlanta-1996

    Feminino - Jacqueline Silva e Sandra Pires

  • Atenas-2004

    Masculino - Ricardo e Emanuel

PRATA
  • Atlanta-1996

    Feminino - Adriana Samuel e Mônica Rodrigues

  • Sydney-2000

    Masculino - Ricardo e Zé Marco

  • Sydney-2000

    Feminino- Adriana Behar e Shelda

  • Atenas-2004

    Feminino- Adriana Behar e Shelda

BRONZE
  • Sydney-2000

    Feminino - Adriana Samuel e Sandra Pires

No masculino, o Brasil foi representado por Emanuel/Zé Marco e Franco/Roberto Lopes. As duas duplas, consideradas favoritas, decepcionaram e não chegaram às primeiras posições.

Em Sydney-2000, as duplas brasileiras chegaram novamente como francas favoritas. O Brasil conquistou três medalhas, porém, nenhuma de ouro. Líderes do ranking, os brasileiros tiveram de se contentar com os lugares mais baixos do pódio.

A redenção masculina nas Olimpíadas aconteceu apenas em Atenas-2004. Com uma campanha perfeita (sete vitórias em sete partidas, com apenas três sets perdidos), Ricardo e Emanuel finalmente conquistaram uma medalha de ouro para o Brasil no masculino. No feminino, Adriana Behar e Shelda repetiram a prata de quatro anos antes, desta vez perdendo para as favoritas norte-americanas Kerri Walsh e Misty May.

Na história dos Pan-Americanos, o Brasil tem três medalhas de ouro. Adriana Behar e Shelda ganharam a primeira edição da competição, em Winnipeg-1999. Em Santo Domingo-2003, as principais duplas do país desistiram de disputar a competição e o país garantiu apenas uma prata, com Luizão e Paulo Emílio, e um bronze, com Ana Richa e Larissa.

Logo depois, Larissa formou nova dupla, com Juliana, na parceria que desbancaria a hegemonia no Behar e Shelda. Após somarem os títulos do Circuito Mundial de 2005 e 2006, foram campeãs no Pan do Rio, em 2007, ao baterem as cubanas Dalixia Fernandez e Tamara Larrea na final. No masculino, Ricardo e Emanuel ficaram com o ouro, após baterem Stolfus e Loomis, dos Estados Unidos.