AP

Estréia do esporte em 2000

Apesar de registros variados, não existe uma data precisa para o surgimento do trampolim. Na Idade Média, acrobatas de circo já usavam tábuas de mola em suas apresentações, assim como os trapezistas utilizam redes de segurança.

De acordo com jornais e cartões comemorativos, o primeiro registro de um trampolim é do ano de 1800. O termo foi cunhado pelo circo Hughes, em Londres, por causa da apresentação do seu acrobata francês Trampoline, que dava saltos mortais em uma cama elástica. Como esporte, a modalidade passou a ser disputada quando o norte-americano George Nissen patenteou a cama elástica, em 1936.

Utilizado nas aulas de educação física de escolas e universidades, o trampolim também foi introduzido nos treinamentos militares durante a Segunda Guerra Mundial. Já as primeiras competições internacionais também foram disputadas em Londres, em 1964. Neste mesmo ano, foi fundada a Federação Internacional de Trampolim (FIT).

Provas

O trampolim acrobático, popularmente conhecido como cama elástica, é a única modalidade disputada em Olimpíadas. O atleta adquire altura e estabilidade com saltos preliminares. Então, inicia a execução de 20 elementos técnicos, sem interrupções, divididos em duas séries de 10.

No trampolim sincronizado, os atletas se apresentam em aparelhos diferentes e devem executar os elementos simultaneamente. Há também o duplo mini-trampolim, que como o próprio nome diz, é menor. O atleta salta nele após uma corrida e executa dois elementos técnicos distintos sem interrupção. Já o tumbling é composto por três séries de oito exercícios acrobáticos variados, similares aos do solo da ginástica artística.


Em Pan-Americanos, o esporte estreou na Cidade do México-1955 como modalidade da ginástica artística. Mas após Chicago-1959, o trampolim foi retirado do programa. Por falta de atletas em Santo Domingo-2003, a volta da modalidade foi prorrogada, e aconteceu apenas nos Jogos do Rio em 2007.

Em 1997, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou o trampolim acrobático no programa oficial para Sydney-2000, mas exigiu mudanças. Assim, desde 1 de janeiro de 1999, a FIT deixou de existir e a modalidade foi integrada à Federação Internacional de Ginástica (FIG).

Em Sydney-2000, na primeira vez em que o trampolim acrobático foi disputado em Olimpíadas, os russos ficaram com as medalhas de ouro, com Alexandre Moskalenko e Irina Karavaeva. Em Atenas-2004, os campeões foram a alemã Anna Dognadze e o ucraniano Yuri Nikitin.