Incrível

O sargento húngaro Karoly Takacs era imbatível na prova de tiro de pistola até que uma granada lhe arrancou o braço direito. Em 1948, lá estava ele para competir com o braço esquerdo na pistola de velocidade e conquistar o ouro. Em Helsinque-1952, repetiu o feito.

Será que é?

Entre as Olimpíadas de 1908 e Paris de 1924, portanto durante quatro edições do evento, havia uma modalidade do tiro esportivo em que os competidores tinham que mirar e atirar em alvos artificiais que simulavam o movimento de um veado na floresta.

Camaradagem

Em 1920, a equipe dos EUA doou parte da munição para os brasileiros, que tinham sido roubados. Graças a esse presente, o Brasil teve as primeiras medalhas olímpicas: a prata com Afrânio da Costa e o ouro com Guilherme Paraense e o bronze por equipe.

VOCÊ SABIA?
  • O tiro ao alvo esteve presente desde a primeira Olimpíada, realizada em Atenas-1896, ficando de fora em apenas duas ocasiões: Saint-Louis-1904 e em Amsterdã-1928.
  • Janice Teixeira contou com uma 'ajudinha' da canadense Susan Nattrass, hexacampeã mundial da modalidade, para levar o bronze na fossa olímpica. Durante a prova, a arma de Susan quebrou, e ela teve que trocá-la. A gaúcha foi melhor que a favorita.
  • O sueco Alfred Swah tinha 72 anos quando disputou a prova do tiro ao alvo nas Olimpíadas da Antuérpia-1920. Até hoje, é o mais velho atleta a participar dos Jogos Olímpicos.
  • Atualmente classificada como politicamente incorreta, a prova do tiro ao pombo foi realizada nos Jogos Olímpicos de Paris-1900 em meio a protestos de jovens e jornalistas. Dos 55 competidores inscritos, só quatro participaram. O belga Léon de Lunder venceu.