AFP

Brasil ainda busca medalha

No Brasil, arco e flecha eram usados pelos índios que habitavam o país antes mesmo da chegada dos portugueses. Como modalidade esportiva, o tiro com arco chegou de avião. O principal agente desta viagem foi Adolpho Porta, um comissário de vôo da Panair do Brasil que até 1955 morava em Lisboa, capital portuguesa. Praticante assíduo do esporte, Adolpho retornou ao Brasil com alvos, arcos e flechas na mala, além do regulamento da federação internacional que lhe fora doado pelo presidente da federação portuguesa da modalidade.

Adolpho foi ao Fluminense Futebol Clube e conheceu Waldemar de Oliveira, comerciante de artigos de caça e pesca e membro do Clube Carioca de Tiro. Assim, a primeira prova foi realizada em 1955, no Rio de Janeiro, e patrocinada pelo Clube de Tiro e Diário de Notícias. O Fluminense até tentou abiscoitar o troféu e se apresentou com uma equipe feminina, mas o vencedor foi justamente Adolpho Porta.

Depois disso, a modalidade ganhou novos adeptos, por meio de vários clubes do Rio, como o Clube Carioca de Tiro, o Andaraí Atlético Clube, o Clube de Regatas Vasco da Gama, o Riachuelo Tênis Clube e o Clube Municipal.

Nos anos 70, o tiro com arco começou a ganhar âmbito internacional, com a participação de arqueiros em torneios importantes, como Mundiais e Jogos Pan-Americanos. Em 1972, o Brasil se filiou à Fita, enviando ao Campeonato Mundial os arqueiros Renato Joaquim Emílio e Arcy Kempner. Em 1991, com o crescimento de federações estaduais e do número de atletas, foi criada a Confederação Brasileira de Tiro com Arco, responsável pela organização do esporte no país.

A primeira conquista internacional veio no Pan-Americano de 1979, justamente quando a modalidade estreou nos Jogos. Arcy Kempner foi a brasileira que estreou o pódio, com uma medalha de bronze. Em 1983 mais três bronzes, trazidos por Renato Emílio e a equipe formada por Martha Emílio, Cláudia Vasques e Angela Fernández. Desde então, nenhuma outra medalha foi conquistada pela seleção brasileira.

Em Olimpíadas, os brasileiros estrearam em Moscou-1980. Arcy Kempner e Renato Emílio, os primeiros representantes do país, ocuparam apenas posições intermediárias na classificação. Desde então, participaram também dos Jogos de Los Angeles-1984, Seul-1988 e Barcelona-1992, sem destaque. Em Pequim, o tiro com arco brasileiro volta aos Jogos Olímpicos após 16 anos. Luiz Gustavo Trainini garantiu vaga para o Brasil no Festival Olímpico disputado em El Salvador no ano passado.