AP

Arqueiras em Sydney-2000

Grandes impérios foram estabelecidos tendo como armas principais o arco e a flecha. A arma era tão importante que o poder de uma nação era baseado na pontaria de seus arqueiros. Os egípcios foram o primeiro povo a utilizar o arco, por volta do ano 3500 a.C. Em 1800 a.C., os assírios criaram um arco menor e mais leve, feito com couro, marfim e madeira, com o qual conseguiam um perfil curvo.

Embora o valor do arco como arma de guerra tivesse declinado depois da invenção das armas de fogo, no século 16, o desafio e a diversão que significam disparar com arco garantiram sua sobrevivência. O rei Henrique 8º, um entusiasta dos esportes, promoveu o tiro com arco como passatempo oficial da Inglaterra e encarregou sir Christopher Morris, em 1537, da criação de uma sociedade de arqueiros que ficaria conhecida como The Guild of St. George (A Irmandade de São Jorge).

A partir do ano 1600, foram criados clubes para a prática do arco e flecha. As competições e os torneios serviam para medir a categoria de cada clube e foram o primeiro passo para a regulamentação do esporte. O mais importante desses torneios, o Ancient Scorton Silver Arrow Contest, foi disputado em 1673, em Yorkshire, na Inglaterra, e persiste até hoje. As mulheres entraram para as sociedades de arqueiros em 1787. Em 1828, foi criado, na cidade da Filadélfia, nos Estados Unidos, o primeiro clube de arqueiros do continente americano, o United Bowmen.

A era olímpica

Arco e flecha apareceram pela primeira vez em Olimpíadas em 1900, durante os Jogos de Paris, como uma homenagem do COI ao mítico guerreiro Hércules, considerado o primeiro arqueiro da história. Depois de Antuérpia-1920, a modalidade saiu do programa oficial dos Jogos, ficando ausente do programa olímpico por 52 anos. Apenas nos Jogos de Munique-1972 o tiro com arco se consolidou como esporte olímpico, em grande parte pelo esforço dos poloneses, que trabalharam para criar um regulamento internacional.

Em 1931, foi criada a Fita (Federação Internacional de Tiro com Arco), e no ano seguinte, disputou-se o primeiro campeonato mundial, na Polônia. Hoje, 142 países são filiados à Fita. A grande potência do Tiro com Arco no mundo é a Coréia do Sul, que nos últimos Jogos Olímpicos conquistou três medalhas de ouro e uma de prata. Estados Unidos, França e Grã-Bretanha são os principais adversários dos coreanos.