UOL Olimpíadas 2008 Modalidades Olímpicas
 

Tiro com arco

AFP

Juan Juan Zhang garantiu o único ouro da China no tiro com arco

Confira a página da modalidade

26/08/2008 - 11h10

China tenta, mas Coréia do Sul ainda tem hegemonia no tiro com arco

Do UOL Esporte

Em São Paulo

O continente asiático confirmou a sua supremacia no tiro com arco nas Olimpíadas de Pequim. Competindo em casa, os chineses se prepararam para rivalizar com os sul-coreanos pelas medalhas de ouro, mas ainda não foi dessa vez que eles conseguiram tirar o domínio dos rivais, que conquistaram duas medalhas de ouro nos Jogos. Mesmo assim, os anfitriões apresentaram visível evolução ao terminar as competições com um ouro, uma prata e um bronze.

Divulgação/COB
Único brasileiro na disputa, Trainini foi superado pelo sul-coreano Kyung-Mo Park
VEJA COMO FOI SUA PARTICIPAÇÃO

Apesar de ter ficado atrás no quadro de medalhas, a China mostrou ter se desenvolvido na modalidade, que antes tinha o domínio dos sul-coreanos, com alguns intrusos europeus e norte-americanos. Além de tirar um ouro da Coréia do Sul na disputa individual feminina, os chineses ficaram na segunda colocação por equipes, também na categoria feminina, e com o bronze por equipes no masculino.

O quadro de medalhas antes de Pequim mostra bem a evolução da China no tiro com arco. Após os Jogos de Atenas, os chineses tinham apenas quatro medalhas em Olimpíadas, todas elas de prata. Com muito mais tradição, a Coréia do Sul, por sua vez, havia conquistado o total de 25 medalhas, sendo 14 delas de ouro.

Responsável pelo título da competição individual feminina, a chinesa Juan Juan Zhang teve de derrubar duas favoritas. As sul-coreanas Sung-Hyun Park e Yun Ok-Hee tentaram bater a atleta da casa, mas não conseguiram. O troco veio na disputa por equipes. O time da Coréia do Sul derrotou as chinesas, que se contentaram com a medalha de prata.

Os europeus, também com certa tradição no tiro com arco, obtiveram bons resultados. A Ucrânia levou o primeiro lugar no individual masculino, com Viktor Ruban, que fez história ao conquistar o primeiro ouro para o país na modalidade. A equipe italiana, no masculino, ficou com a prata. O time francês garantiu o bronze na disputa feminina, por equipes.

Por outro lado, os EUA foram a grande decepção do tiro com arco. Com outros resultados de destaque nas Olimpíadas, o país não fez sequer uma semifinal em Pequim. Até Atenas, os norte-americanos eram os principais vencedores da modalidade, com 32 medalhas, sendo 14 delas de ouro. Posição que, após o fraco desempenho em 2008, foi tomada pelos sul-coreanos.

Brasileiro é eliminado na primeira fase

Em sua estréia nos Jogos Olímpicos, Luiz Gustavo Trainini não teve uma participação das melhores. Enfrentando atletas de países com tradição na modalidade, o brasileiro foi eliminado ainda na primeira fase eliminatória da disputa individual. No entanto, a participação brasileira em Pequim deve ser valorizada, já que o Brasil não era representado em Olimpíadas desde Barcelona-92.

Trainini garantiu classificação para a primeira fase da disputa contra um dos favoritos à medalha de ouro, o sul-coreano Kyung-Mo Park. O brasileiro tentou, mas não teve chances no duelo. Ele somou 99 pontos, contra 116 do asiático.

Apesar da eliminação, logo no início das Olimpíadas, o atleta destacou a experiência de ter competido contra um dos melhores da modalidade e em um país com tradição no esporte. "Nunca tinha jogado com uma torcida desta no estádio. Só assim que vejo a diferença dos campeonatos não só regionais no Brasil, mas também os sul-americanos que eu costumo disputar, para um campeonato como este. Considero a Ásia como o berço do tiro com arco", avaliou o brasileiro.

Compartilhe: