EFE

Brasil nos Jogos de 1952

O pólo aquático não demorou a chegar ao Brasil vindo da Europa. Já no início do século 20, o esporte era praticado nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A exemplo do que acontecia no Velho Continente, os jogos eram disputados em águas abertas, principalmente nas praias cariocas. A primeira partida de pólo aquático no Brasil que se tem notícia aconteceu em 1908, na praia de Santa Luzia, no Rio de Janeiro.

O primeiro jogo internacional foi contra os vizinhos argentinos e aconteceu na Baía de Guanabara, em 1919. Neste período, o esporte desenvolvia-se também no sul do país, graças ao projeto da Universidade Federal de Santa Catarina que obrigou a prática da modalidade nos seus cursos de graduação.

Enquanto isso, em São Paulo, Espéria, Clube de Regatas Tietê e o Clube Atlético Paulistano também organizavam suas equipes. Não era mera coincidência os clubes paulistanos que começaram no esporte foram aqueles que ficavam às margens dos rios Pinheiros e Tietê e já praticavam outros esportes náuticos.

A primeira Olimpíada

A participação brasileira nos Jogos Olímpicos é pouco expressiva. A primeira do país foi na Antuérpia-1920, quando terminou em oitavo lugar dentre doze participantes. Na época, atletas da natação também participaram da seleção de pólo aquático.

Nos Jogos de Los Angeles-1932, uma nota lamentável. A seleção brasileira foi desclassificada da competição depois de agredir um árbitro ao final da partida contra a Alemanha. A última disputa do time nacional foi nos Jogos de Los Angeles-1984, quando foi convidado em virtude do boicote das equipes do bloco socialista.

Se no cenário mundial o Brasil ainda é coadjuvante se comparado às potências européias, no continente o país tem boa aparição em Jogos Pan-Americanos, onde conquistou um total de 11 medalhas, sendo apenas uma de ouro, em São Paulo-1963.