Gringa histórica

O Brasil competiu pela primeira vez na prova feminina em Atenas-2004, mas sem um atleta "legitimamente" nacional. Samantha Harvey, norte-americana casada com um brasileiro, conquistou a vaga nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo e defendeu o país. Após estar em oitavo lugar, após tiro e esgrima, ela caiu de rendimento e terminou na 25ª posição. Em 2008, Yane Marques será a primeira "brasileira 100%" a disputar os Jogos. Ela é pernambucana, nascida em Afogados de Ingazeira.

Hollywood

Em Estocolmo-1912, o jovem tenente norte-americano George Smith Patton teve seu sonho de conquistar a medalha de ouro desfeito devido à péssima atuação na prova de tiro. Anos mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial, agora como general, George Patton foi considerado um herói após as ótimas atuações no campo de batalha. O sucesso do general virou filme: Patton - Rebelde ou Herói, dirigido por Franklin Schaffner. O ator George C. Scott venceu o Oscar de melhor ator por interpretar o ex-atleta.

Doping

Em Munique-1972, 14 dos 59 inscritos foram pegos pelos testes antidoping. Eles foram flagrados após tomarem calmantes para as disputas do tiro. Apesar de os medicamentos serem proibidos pelas normas da Federação Internacional, eles não constavam na lista de substâncias proibidas do COI. Os atletas não foram desclassificados. Aliás, antes do início de toda competição, os atletas precisam passar pelo exame do bafômetro. A explicação é que certa dose de álcool pode auxiliar na prova de tiro, facilitando no relaxamento.

VOCÊ SABIA?
  • Em Los Angeles-1984, as disputas passaram a ser realizadas em quatro dias, e não mais em cinco. A competição de tiro, devido aos calmantes que os atletas tomavam antes da disputa, passou a ser realizada de manhã, antes do atletismo. Dessa forma, o pentatleta que tomasse calmante não teria condições físicas de participar da corrida.
  • O esporte entrou no programa olímpico em 1912, mas a federação só foi fundada 36 anos depois, durante os Jogos de Londres. Atualmente, a entidade conta com 94 filiados.
  • Desde Atlanta-1996, o pentatlo passou a ser disputado em apenas um dia. Anteriormente, a competição se desenvolvia por cinco dias, sendo disputado um esporte a cada dia. Também em Atlanta o pentatlo deixou de ser disputado em equipes, tornando-se apenas uma competição individual.
  • Em Helsinque-1952, o marceneiro sueco Lars Hall tornou-se o primeiro não-militar a levantar o título da modalidade. Já o pentatleta mais velho a conquistar uma medalha de ouro em Olimpíadas foi o soviético Pavel Lednev, em Moscou-1980, com 37 anos.