A

Âncora:

Atleta que fecha um revezamento

B

Bloco de partida:

Plataforma de onde é feita a largada

Borboleta:

Estilo no qual os nadadores competem com os ombros alinhados à superfície da água e não podem fazer uma rotação do corpo

C

Corda:

Suspensa a 1,20 m da água e localizada a 15 m do início da piscina, é acionada na largada falsa. Impede que um atleta que não ouviu o sinal siga nadando

Costas:

Estilo no qual os nadadores competem com as costas voltadas para o fundo da piscina e tem uma movimentação semelhante a do crawl

Crawl:

Estilo que se caracteriza pela rotação alternada dos braços e pelo movimento de batida de pernas. É o nado mais utilizado no estilo livre, por ser o mais rápido e eficiente.

D

Deck:

Área ao redor da piscina onde ficam os nadadores, árbitros e técnicos

F

Filipina:

Movimento de braços que se assemelha ao da parte submersa da braçada do borboleta. É utilizada durante as provas do nado peito, só podendo ser executada uma vez após a largada e uma vez depois de cada virada

G

Golfinho (ou Golfinhada):

Estilo parecido com o borboleta, no qual o nadador 'ondula' todo o corpo na água

I

Inspetor de volta:

Fiscal que verifica se os atletas fazem as viradas de acordo com as regras

J

Juiz de chegada:

Fiscaliza a chegada da prova

Juiz de nado:

Fiscaliza se os atletas utilizam o estilo correto durante a prova

Juiz de partida:

Fiscaliza a largada da prova

L

Largada falsa:

Quando um ou mais nadadores queimam a largada

Livre:

Estilo no qual os atletas podem nadar da maneira que achar melhor

M

Medley:

Prova em que se nada os quatro estilos na seguinte ordem: borboleta, costas, peito e crawl. Nos revezamentos a ordem dos estilos é alterada: costas, peito, borboleta e crawl

Mergulho:

Entrada na água, realizada nas largadas das provas de estilo livre, borboleta e peito

P

Passagem:

Mudança de nadadores numa prova de revezamento

Peito:

Estilo no qual os movimentos dos braços e das pernas têm de ser simultâneos e em linha horizontal

Piscina curta:

Piscina de 25 m

Piscina olímpica:

Piscina de 50 m

Q

Queimar:

Mover-se ou deixar a plataforma antes de ser dado o sinal de largada ou antes de um companheiro de equipe (no revezamento) tocar a parede da piscina

R

Raia:

Divisão na piscina na qual os nadadores se posicionam para disputar as provas. Geralmente as piscinas têm oito raias

S

Salto:

Largada ilegal do segundo, terceiro ou quarto membro do revezamento, que vai para a água antes do nadador anterior completar o seu percurso

Surfar:

Nadar um pouco atrás do atleta da raia ao lado para pegar vantagem utilizando a marola criada pelo nadador que está à frente

T

Toque:

Encontro do nadador com a parede, indicando o momento da virada ou o final da prova